Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/09/2022 as 8:00pm

Ativista brasileira recebe Medalha Ordem do Rio Branco

A Ordem de Rio Branco é uma condecoração oferecida pelo Governo do Brasil e foi instituída...

Ativista brasileira recebe Medalha Ordem do Rio Branco Lídia foi condecorada com a Ordem do Rio Branco

A Ordem de Rio Branco é uma condecoração oferecida pelo Governo do Brasil e foi instituída pelo então Presidente da República, João Goulart, em 5 de fevereiro de 1963.  Ela é destinada a contemplar os que, por qualquer motivo ou benemerência, se tenham tornado merecedores do reconhecimento do Governo Brasileiro, servindo para estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas. Pode ser conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras.

Além dos graus mencionados acima, é conferida uma Insígnia da Ordem às corporações militares ou às instituições civis, as quais será aposta em suas bandeiras ou estandartes, sem atribuição de graus.

No dia 08, durante a comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil realizada pelo Consulado do Brasil em Boston (Massachusetts), aconteceu a cerimônia que entregou a Comenda de Grã-Mestre Ordem do Rio Branco para a ativista Lídia Souza, fundadora e presidente do New England Community Center (NECC) e atual presidente do Conselho de Cidadãos Brasileiros em Boston.

A cerimônia foi presidida pelo Cônsul-geral do Brasil em Boston, Benedicto Fonseca Filho.

Lídia chegou aos Estados Unidos há 26 anos e como a maioria das mulheres imigrantes, trabalhou com limpeza de casas, serviço que desempenhou por 21 anos. Ela disse que só parou de trabalhar nesta área depois que sua mãe ficou muito doente. “Eu precisava de tempo para cuidar dela”, explicou.

Durante o tempo que trabalhou na área de limpeza, ela cultivou o sonho de abrir uma organização que ajudasse e se tornasse a voz da comunidade brasileira de Stoughton, cidade onde mora. Em 2015 conseguiu formalizar diante do governo do estado e abriu a NECC. “Com esta organização conseguimos ajudar muitas pessoas e nos tornamos o porto seguro para centenas de brasileiros”, afirmou.

A NECC conta, hoje, com várias frentes de trabalho e ajudam a comunidade desde serviços consulares a busca por um emprego.

Além de dirigir a NECC, Lídia está em seu segundo mandato como presidente do Conselho de Cidadãos de Boston, criado pelo Consulado-Geral do Brasil no estado. “Com este trabalho, meu contato com vários diplomatas e autoridades consegui ampliar o meu conhecimento e experiência. Hoje acredito que estou preparada para oferecer muito para a minha comunidade”, destaca. “Apesar de estar há tento tempo longe do Brasil, ser uma Bostoniana de coração, em jamais me permiti esquecer do Brasil, deixar de amar a terra que meu deu a vida. Sempre vou lutar pelos meus compatriotas e pela minha Pátria”, finalizou.

Top News