Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/09/2022 as 4:30pm

Entrevista Milton Nascimento - A última sessão da música chega aos Estados Unidos

A oportunidade única de ver um dos mais consagrados artistas brasileiros será oferecida em 7...

Entrevista Milton Nascimento - A última sessão da música chega aos Estados Unidos Milton Nascimento - FOTO @marcoshermes

A oportunidade única de ver um dos mais consagrados artistas brasileiros será oferecida em 7 cidades, após esses shows, cantar junto com Milton dá lugar para apenas cantar as músicas do Bituca nos biales da vida.

Após 60 anos de carreira e 43 discos, Milton Nascimento subirá aos palcos americanos na próxima semana para se despedir do público e da emoção de cantar ao vivo. “Eu jamais poderia encerrar essa parte da minha vida de tantos anos na estrada sem homenagear aqueles que me acompanham esse tempo todo: os fãs. E essa turnê foi pensada especialmente pra vocês! ”-, explica Milton.

Confira agora a entrevista exclusiva que Milton Nascimento deu a jornalista Danielle Souza.

A última sessão de música é uma turnê de tristeza ou alegria? O que significa para você essa despedida dos palcos?

É uma turnê de muita alegria. Nunca na minha vida fiz uma turnê tão feliz quanto essa. Tem sido uma experiência incrível ao lado de grandes amigos. Fechar minha vida na estrada dessa forma é um sonho.

São 60 anos de carreira, e uma história que percorreu os quatro continentes. Você esperava tudo isso?

A gente queria apenas viver de música, viver da nossa arte, e o que acontecesse depois seria consequência desse sonho. E aí que já se passaram todos esses anos de carreira e eu não poderia ter tido uma trajetória tão feliz.

Nessa longa jornada você cantou com muitos artistas nacionais e internacionais. Quem foi o mais especial, ou o inesquecível? Teve algum artista que você queria ter feito parceria e não fez? Ficou algum sonho não realizado nessa jornada vitoriosa?

Posso dizer que sou muito feliz de ter tido a sorte de cantar (e também de compor) ao lado de grandes ídolos e amigos pessoais, como Chico Buarque, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Gal Costa, Mercedes Sosa, Pat Metheny, Peter Gabriel, James Taylor, Cat Stevens, Joe Anderson, Paul Simon, Duran Duran, Bjork e Esperanza Spalding. Sendo assim, acho que consegui realizar até muito mais daquilo que eu tinha sonhado. Como, por exemplo, outra parceria que marcou muito minha carreira foi quando Wayne Shorter me convidou para gravar com ele, nos Estados Unidos, o disco Native Dancer. Com isso, as portas do mundo se abriram. Através desse disco com Wayne, minhas músicas chegaram até Stan Getz, George Duke, e Sarah Vaughan.

E não é apenas uma carreira longa em anos, é uma história de sucessos e conquistas inigualáveis: 43 discos, 5 Grammys, título de Doutor Honoris Causa em música, pela Universidade de Berklee, em Boston, além de ter o disco Clube da Esquina, lançado em 1972, eleito recentemente como o melhor álbum brasileiro de todos os tempos, de acordo com 162 especialistas ouvidos pelo podcast Discoteca Básica. Qual desses prêmios mais te orgulha?

Como eu disse antes, sou muito feliz com tudo que conquistei ao longo desses anos. Então, posso dizer com todo carinho que sou muito agradecido por ter tido a chance de ganhar tantos prêmios. Todos são especiais, muito!

Campeão em críticas positivas de especialista, e um dos mais queridos artistas brasileiros de todos os tempos pelo povo, é difícil produzir música que agrade aos especialistas e ao grande público?

Música pra mim sempre foi algo muito natural. A gente faz música porque é parte da nossa vida. O segredo de tudo é fazer aquilo que te emociona, isso é o mais importante.

Quais músicas foram sucesso de crítica e público? E teve alguma que agradou ao povo e não aos especialistas, ou vice-versa?

Eu nunca fui de ficar pensando nisso, da música que mais fez sucesso que a outra e tal... Como eu disse, eu faço música porque é uma coisa que me chega naturalmente. Música é emoção. Se tocar o coração das pessoas, já estou feliz.

Falando em músicas, você tem alguma favorita? E quais não podem faltar em seus shows?

Seria injusto escolher uma ou algumas músicas favoritas. Foram quase 400 músicas gravadas e muitos parceiros ao longo da vida. Tenho carinho por todas elas, assim como com todos meus parceiros. Mas é claro que quando fazemos um show pensamos também naqueles sucessos que o público mais gosta.

A última Sessão de Música já passou pela Europa e agora final de Setembro e início de Outubro os fãs dos Estados Unidos e do Canadá tem a oportunidade de participar desse momento tão importante em sua carreira. O que o público pode esperar desses shows?

Um show feito com muito amor e carinho pensando exclusivamente em nossos fãs. Nesse show tem cada pedacinho da minha carreira nele. E praticamente todos os meus discos estão representados nessa turnê, por isso a emoção será muito grande, a começar por mim.

Após o último show, o Milton Nascimento sai de cena para o Bituca reinar? Quais são os planos?

Sou muito feliz com tudo que a vida me proporcionou. Não posso reclamar de nada, mesmo. A única coisa que posso fazer é agradecer por tudo que eu vivi em todos esses anos...Tenho ditto sempre a mesma coisa: me despeço dos palcos, da música, jamais.

Deixa uma mensagem para os leitores do The Brazilian Times: A única coisa que tenho pra dizer é só uma coisa: acredite nos seus sonhos. E não permita que ninguém te faça mudar de ideia. O caminho é longo, mas o sonho é possível.

Bate Bola

Minha música favorita é: aquela que toca o coração

Se eu não fosse cantor, eu seria: astrônomo

Ainda quero fazer: muita coisa

Uma saudade: Elis Regina

Serviço

29 Setembro - Dr. Phillips Center for the Performing Arts Orlando, FL

01 Outubro - Lillian S. Wells Hall at The Parker Ft Lauderdale, FL

04 Outubro - Birchmere Alexandria, VA

06 Outubro - Town Hall New York, NY

09 Outubro - Berklee Boston, MA

11 Outubro - Sony Hall New York, NY

13 Outubro - The Mayan Los Angeles, CA

14 Outubro - The Mayan Los Angeles, CA

16 Outubro - The UC Theatre Berkeley, CA

Fonte: Por Danielle Souza

Top News