Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/10/2022 as 5:00pm

Duas produções exclusivas do Curta! participam do Festival do Rio

Da redação Em 2022, o canal Curta! tem novamente o orgulho de contar com produções...

Da redação

Em 2022, o canal Curta! tem novamente o orgulho de contar com produções exclusivas no Festival do Rio, que ocorre entre 6 e 16 de outubro. Este ano, são dois documentários originais na lista de filmes da mostra especial “Première Brasil – Retratos”: “Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”, sobre o cantor Belchior, e “Daniel Senise – Nem Tudo Tem Que Ser Sobre Alguma Coisa”, sobre o artista plástico Daniel Senise. Ambos foram viabilizados através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Os locais e os horários de exibição ainda serão divulgados pela produção do festival. A estreia no canal será em 2023.

Confira as sinopses:

“Belchior – Apenas Um Coração Selvagem” - O filme começa a ser realizado em 2016, enquanto Belchior ainda era vivo — o artista faleceu no ano seguinte — e vivia em uma espécie de autoexílio entre o sul do Brasil e o Uruguai. O longa, que tem Paulo Henrique Fontenelle (“Loki”, 2009; “Cássia”, 2014) na montagem, conta a história desde o nascimento do artista, em 1946, na cidade de Sobral, no Ceará, até os seus últimos anos. Através de entrevistas realizadas com o próprio Belchior, de material de arquivo e das letras e poemas de sua autoria, declamados pelo ator Silvero Pereira, a produção explora o “coração selvagem” do poeta. Direção:  Camilo Cavalcanti e Natália Dias. Produção: Clariô Filmes.

“Daniel Senise - Nem Tudo Tem Que Ser Sobre Alguma Coisa” - Um longa-metragem experimental desenvolvido em grupo, em uma colaboração entre o artista Daniel Senise, com a consultoria do crítico e professor Agnaldo Farias e a direção de Bernardo Pinheiro e Pedro Rossi. Em um filme híbrido entre documentário e ficção, Senise é tema, autor, ator e realizador, e parte rumo à fonte que lhe permite acessar sua intuição criativa. Direção:  Bernardo Pinheiro Mota e Pedro Rossi. Produção: Coevos Filmes.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

O Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Top News