Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/11/2022 as 4:00pm

Conheça a história do brasileiro que foi à Copa do México de bicicleta

Para ouvir o episódio completo acesse as plataformas de áudios do podcast História de Imigrante


Apaixonado pela seleção brasileira, o mineiro Afonso Celso Dominguito, mais conhecido como Marreco, no auge dos seus 26 anos decidiu que iria assistir à copa do mundo de 1986, no México. Ele realizou uma viagem que, para muita gente, seria uma missão literalmente impossível.

Marreco subiu em uma bicicleta, modelo Caloi, que estava aos pedaços e, de sua cidade, pedalou até o México, cruzando a América do Sul e a América Central. 

Sem dúvida foi um percurso cheio de aventuras. Marreco partiu de Minas Gerais para São Paulo e depois Mato Grosso do Sul. Até ali a estrada era toda asfaltada, e isso facilitou. Para comer ele recebeu doações e também chegou a pedir.

Na época Marreco estava desempregado, sem nenhum recurso para arcar com a viagem, foi na loucura mesmo. Quando o cansaço batia, ele se ajeitava em um canto na beira da estrada e dormia.

Na Bolívia, as condições para pedalar não eram das mais favoráveis, e para se deslocar, Marreco optou por pegar carona no memorável Trem da Morte - essa linha férrea ficou famosa por fazer um trajeto perigoso com desfiladeiros e penhascos, para transportar doentes de uma grave epidemia de febre amarela que aconteceu na região de Santa Cruz no século passado.

Mas Marreco não pegou carona como passageiro não, ele foi em um vagão de carga, em cima de caixas de contrabando, e ali, se ajeitava e dormia a céu aberto. Ele e a Bike e mais uma galera hispânica. Foram três longos dias de viagem. 

Em sua bike, Marreco também passou pelo Peru, conhecido por ter pontos altos, e quanto mais ele pedalava, mais sua bicicleta quebrava, virava e mexia tinha que passar por reparos. Já no Equador rolou uma corrente de solidariedade, o brasileiro foi acolhido por uma família que pediu para os conhecidos nas cidades também o acolherem, e foi assim por quase todo o país. 

De frente com a morte

E um dos momentos mais tensos ocorreu na Colômbia, onde o brasileiro se viu de frente com a morte. Enquanto fazia seu percurso rumo ao México, Marreco foi arrastado para dentro da floresta por uns homens armados, com rosto coberto com um pano, conhecidos na região como Guerrilheiros do M19, um grupo de colombianos ligados às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( FARC ). Marreco foi amarrado e arrastado para um acampamento onde ficou preso por três dias, e só foi solto após prometer não contar para ninguém que o grupo estava por aquelas bandas. Por sorte, ou por forças divinas, esse não foi o fim do Marreco. Então, o mineiro seguiu feliz da vida, livre rumo a Copa do Mundo.

Essa aventura em cima de duas rodas não acaba por aqui. Até o México, Marreco passou por muitas situações.

Para ouvir o episódio completo acesse de forma gratuita as plataformas de áudio: Spotify, Apple Podcast, Google Podcast ou Anchor.

O podcast pode ser acompanhado pelo instagram @historiadeimigrante.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ATLAS- Seu celular parcelado é aqui. Todas as marcas de Iphone e Samsung. À partir de $22,23 por mês. Ligue para Atlas Celular. Parcelamos seu celular em até 36 vezes sem juros. Ligue: (781) 730-2915.

USEND- O melhor dólar para fazer envios ao Brasil tá no app Usend! Aproveite taxa zero com o cupom BrazilianTimes e envie agora mesmo! www.usend.com

Beneficial Financial- você e a sua família sempre em boas mãos. Somos a empresa mais confiável no mercado de seguros com milhares de clientes satisfeitos em todo o mundo. Seguros de saúde à partir de $90 por mês. Ligue para Luiz Silva: (561) 302-2947.

Top News