Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/03/2023 as 8:00am

Saiba como a quebra dos bancos dos EUA pode afetar o Brasil

Depois do fechamento de três bancos dos Estados Unidos, nos últimos dias, especialistas...

Depois do fechamento de três bancos dos Estados Unidos, nos últimos dias, especialistas brasileiros avaliam de que forma isso pode acelerar ou impedir a queda de juros do Brasil. Mantida em 13,75 %, pelo Banco Central brasileiro, a Selic, taxa básica de juros, vai ser debatida na reunião do Copom, na próxima semana.

O professor de Economia, André Roncaglia, explica que a quebra nos bancos Silicon Valley, o Silvergate e o Signature, dos Estados Unidos, era previsível, justamente pela aceleração da taxa de juros norte-americana. Agora, o Banco Central dos Estados Unidos é obrigado a repensar esse posicionamento, o que deve ocorrer, também, no Brasil.

Ainda de acordo com o economista André Roncaglia, o Banco Central dos Estados Unidos deve agir para conter os riscos financeiros, o que deve ocorrer com a decisão do Banco Central brasileiro. Na visão do especialista , se isso acontecer, pode trazer efeitos que favoreçam o crescimento do Brasil.

William Baghdassarian, também professor em Economia, enxerga de forma diferente. Para ele, acontecimentos do tipo colocam em questionamento a eficácia das políticas de proteção econômica pelas autoridades monetárias. Por isso, acredita que o Banco Central brasileiro tenha menos incentivo para reduzir a taxa de juros nacional, a depender de como a situação se desenrole.

Para William, a quebra dos bancos pode provocar, também, impacto na inflação e na taxa de câmbio, que podem ser pouco convidativas para países emergentes como o Brasil.

Após o fechamento dos bancos citados, o ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad, considerou grave a situação, mas vê condições para viabilizar a redução na taxa de juros do Brasil.  (fonte: agenciabrasil.ebc.com.br)

 

Top News