Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/10/2023 as 11:00am

Exército Brasileiro vai fazer exercício com Exército dos EUA em ambiente de selva

O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação estabelecido entre o Brasil e os Estados Unidos, que prevê a realização de exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028.


Exercito

Durante o período de 1º a 16 de novembro de 2023, uma notável iniciativa está programada para ocorrer nos estados do Pará e Amapá. Trata-se da Operação CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise), um exercício militar envolvendo forças do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos da América.

O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação estabelecido entre o Brasil e os Estados Unidos, que prevê a realização de exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. A primeira edição ocorreu no Brasil em 2021, seguida por uma segunda realizada em Louisiana, EUA, em 2022. Através desses exercícios, as tropas de ambos os países compartilham experiências e conhecimentos, abordando doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de Defesa. Isso não apenas amplia a interoperabilidade entre os exércitos, mas também contribui para o desenvolvimento da doutrina militar terrestre.

Aproximadamente 300 militares norte-americanos desembarcarão em Belém, no Pará, a partir de 31 de outubro, para dar início ao treinamento conjunto com as forças brasileiras. A tropa do Comando Militar do Norte será composta por 1,2 mil militares que, ao longo do ano, passaram por diversos exercícios preparatórios, incluindo instruções teóricas e práticas específas para a Operação.

A CORE 23 está planejada em três fases. A primeira fase ocorrerá de 2 a 4 de novembro em Belém, na qual militares dos EUA participarão do Estágio de Vida e Combate na Selva, ministrado por militares do 2º Batalhão de Infantaria de Selva.

A segunda fase se inicia em 6 de novembro, em Macapá, Amapá, com uma formatura de abertura, seguida pelo Painel "A Mulher nas Forças Armadas", um debate que reunirá militares convidados e especialistas de ambos os países para discutir o ingresso das mulheres em carreiras militares.

A terceira e última fase consistirá em um exercício operacional em campo, de 7 a 16 de novembro, nos municípios de Ferreira Gomes, Oiapoque e no Distrito de Clevelândia do Norte, Amapá. Nesse período, serão realizadas ações de assalto aeromóvel com helicópteros do Exército Brasileiro, bem como operações em ambiente de selva. A cerimônia de encerramento da CORE 23 está agendada para 16 de novembro, na Companhia Especial de Fronteira, em Oiapoque.

Além de demonstrar excelência operacional e capacidade de colaboração, a participação do Exército Brasileiro em exercícios combinados com exércitos estrangeiros reforça a diplomacia militar do país. Essas ações promovem a construção de relacionamentos sólidos e a confiança mútua entre as forças armadas de diferentes nações. A diplomacia militar desempenha um papel crucial na prevenção de conflitos e na promoção de uma comunidade internacional mais segura e estável.

Em 2023, o Exército Brasileiro participou de diversos exercícios combinados internacionais, estreitando laços com nações amigas e consolidando sua posição no cenário militar global. Isso incluiu operações como Fer de Lance com o Exército Francês, Operação Arandu com o Exército Argentino e Operação Paraná III, que envolveu exércitos de 13 países do continente americano. As operações combinadas representam uma das formas mais eficazes de treinamento e cooperação militar entre nações, unindo forças armadas de diferentes países para enfrentar desafios comuns.

(Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército)



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170 ou Elizandra: (857) 800-4159.

Top News