Com agendas simultâneas nos estados de Nova York e Maryland, a Invest RS deu início nesta semana a uma missão internacional voltada à promoção comercial e à atração de investimentos para o Rio Grande do Sul. As ações ocorreram entre os dias 11 e 15 de maio, com a presença de diferentes equipes da agência de desenvolvimento econômico em dois dos mais relevantes eventos para negócios e investimentos nos Estados Unidos.
Publicidade
Publicidade
Invest RS participa de missões estratégicas nos EUA para atrair investimentos ao Rio Grande do Sul

Em Nova York, a Invest RS integrou a comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite na Brazilian Week, com destaque para o RS Day, evento próprio da agência, dia 13. A iniciativa, que contou com o apoio do governo do Estado, do Grupo Voto, BRDE e Banrisul, teve como objetivo apresentar as potencialidades gaúchas a investidores internacionais em setores estratégicos como energia, agronegócio, tecnologia e infraestrutura.
“O RS Day foi um passo ousado que abriu portas para o Rio Grande do Sul no cenário global. É um espaço de diálogo direto com investidores e formadores de opinião, mostrando o que o nosso Estado tem de melhor”, destacou o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki.
A programação do evento incluiu uma palestra do governador Eduardo Leite e dois painéis principais. O primeiro, com foco em oportunidades de investimento e parcerias, reuniu o próprio Prikladnicki, o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, o empresário David Ochi e o vice-presidente de Operações da Aegea, Leandro Marin.
No segundo painel, representantes de grandes empresas gaúchas com presença global — como Gerdau, RandonCorp, CMPC e Be8 — compartilharam experiências e reforçarão as vantagens competitivas do Estado.
O RS Day também contou com o patrocínio de Corsan Aegea, Be8, CMPC e CNBC, além de parcerias estratégicas com Instituto Caldeira, South Summit Brazil, Sebrae/RS, Farsul, IRGA, Badesul e Fiergs.
A missão em Nova York teve ainda reuniões com gigantes da tecnologia como Salesforce, IBM e OpenAI, participação no LIDE Brazil Investment Forum, encontros com gestores de fundos, organizações multilaterais e uma apresentação especial nas instalações do jornal Financial Times.
Enquanto isso, em Maryland, outro grupo da Invest RS participou do SelectUSA Investment Summit, o maior evento de atração de investimentos dos Estados Unidos, promovido pelo Departamento de Comércio americano. O encontro, que aconteceu entre 11 e 14 de maio em National Harbor, próximo a Washington, conecta investidores, empresas e agências de desenvolvimento de todo o mundo.
Desde sua criação, o SelectUSA já gerou cerca de US$ 135 bilhões em projetos de investimento no país.
Representaram a Invest RS na agenda de Maryland Maria Paula Merlotti, gerente de Serviços ao Investidor e Exportador, e Guilherme Hermann, analista sênior de Estratégia.
Com essa estratégia de presença em dois polos simultaneamente, a Invest RS consolidou sua atuação internacional, ampliando a visibilidade do Rio Grande do Sul como destino seguro e competitivo para negócios globais.
Compartilhar
Publicidade