Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/10/2019 as 4:00pm

Planejamento estratégico de divisão das finanças é essencial para uma vida equilibrada

Muitas pessoas trabalham duro e vivem estressadas, muitas vezes não lembram o dia que tiveram...

Muitas pessoas trabalham duro e vivem estressadas, muitas vezes não lembram o dia que tiveram um momento de lazer. A justificativa é sempre a mesma: não tem recurso para isso. Essa situação pode ocorrer por diversas causas, mas nesse texto vamos nos atentar a uma bastante recorrente: a falta de destinação dos recursos para cada setor da vida e, consequentemente, a falta de planejamento financeiro.

Mas o que isso significa? Significa que para ter uma vida plena e equilíbrio emocional, seu dinheiro não pode ser destinado apenas para um setor. Não é justo com você que trabalhe todos os dias e não consiga usufruir do que recebe por isso. Então, uma excelente maneira de mudar isso é a busca pelo realinhamento e realocamento da destinação de seu dinheiro.

Como fazer isso? Primeiro, comece a colocar no papel todos os seus gastos, refletindo a respeito da necessidade de cada um. Aquele dinheiro destinado a aquela assinatura que você não utiliza é mesmo necessária? Você precisar comprar roupas e sapatos com tanta constância? De onde é possível cortar gastos ou realocar?

Depois, pense em como você pode dividir ele para cada área. Faça tudo progressivamente, até chegar a um estilo confortável de viver. Se você não gasta nada com lazer você não precisa, por exemplo, começar com 20% da sua renda mensal. Comece com 5%, ou 10%. E aumente se necessário e possível. O mesmo serve para outros setores como reserva financeira; estudos; saúde e alimentação.

Com o tempo, você estará financeiramente equilibrada e com destinação necessária para cada área. Além disso, dessa maneira, seu estilo de vida estará condizente com quanto você ganha, ou seja, se você ganha 100, gastará 20 com lazer. Se ganha 1.000, gastará 200. Assim, não haverá excesso, ou deficiência, tudo estará alinhado conforme sua situação financeira atual.

Afinal, no final de sua vida, trabalhar muito não vai ter feito tanto sentido se você não soube, de fato, aproveitar suas finanças e viver de forma equilibrada. E se você não consegue fazer isso sozinho e precisa de orientação, vamos conversar? Meu nome é Sibia Keila, sou Life Financial Coach, Leader Coach, Doutora em Filosofia e Aconselhamento Clínico, Mestre em Psicologia Clínica (FCU/EUA) e Teóloga, com experiência e muitos cases de sucesso. Entre em contato e agende já nossa conversa. Fone: +1 617 650 2662. E-mail: contato@sibiakeila.com. Saiba mais através do site.

Top News