Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/07/2022 as 12:00am

Descobrindo a história do Brasil pela Estrada Real

A Estrada Real é uma série de rotas históricas no Brasil, abrangendo os estados de Minas...

A Estrada Real é uma série de rotas históricas no Brasil, abrangendo os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. 

A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

Construídas nos séculos XVII/XVIII por trabalhadores escravizados, essas estradas (com um total de 1.600 km de extensão) foram importantes para facilitar o transporte de ouro, diamantes e outros minerais no sertão de Minas Gerais até o portos ao longo da costa atlântica, como o Rio de Janeiro, e para Portugal.

A corrida do ouro mineiro, que trouxe muita riqueza para Portugal e ajudou a financiar a Revolução Industrial na Inglaterra, levou a cidades florescentes ao longo das estradas, muitas das quais viram a construção de edifícios governamentais ornamentados, mansões e elaboradas igrejas barrocas. 

A Estrada Real é uma modo único de os visitantes apreciarem a natureza exuberante e o rico legado histórico e cultural desta parte do Brasil.

Se você está pensando em fazer uma road trip pelo Brasil, a Estrada Real é uma rota que posso recomendar.

A rota começa em Diamantina (centro da mineração de diamantes nos séculos XVIII/XIX e cidade Patrimônio da Humanidade pela UNESCO), depois se divide em duas estradas: uma segue para Paraty no estado de São Paulo e a outra termina no Rio de Janeiro. 

Ouro Preto

O nome se traduz literalmente como 'Ouro Negro', uma referência ao seu passado de mineração.

Em 1980, a cidade foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO devido à sua importância durante a Corrida do Ouro em Minas, mas também por sua incrível arquitetura barroca. 

Situada em várias colinas e vales, Ouro Preto, com suas íngremes ruas de paralelepípedos ladeadas por casas coloridas, grandes edifícios e igrejas barrocas, é uma visão deslumbrante! 

No auge de sua riqueza nos séculos XVIII/XIX, Ouro Preto era a capital de Minas Gerais e atraiu artistas e estudiosos de todo o Brasil e da Europa.

Nos dias de hoje, seu rico passado colonial ainda pode ser observado, principalmente em suas igrejas ornamentadas.

Decoradas em ouro e com esculturas do famoso artista Aleijadinho, essas igrejas do século 18/19 são literalmente de tirar o fôlego.

Os interiores barrocos são incríveis, todos envoltos em ouro! 

Mariana 

De Ouro Preto, distância até Mariana é curta. É a cidade mais antiga do estado de Minas Gerais.

Assim como Ouro Preto, Mariana possui uma história rica e carregada de ouro e, por um tempo, foi a capital de Minas Gerais, até que Ouro Preto fugiu com a honra.

Esta cidade do século 17 ainda mantém o seu ar colonial, com belos edifícios históricos e igrejas. 

Congonhas 

Passando por montanhas e vales verdejantes, fazendas e vilarejos, chega a Congonhas, outra das cidades históricas ao longo da Estrada Real.

Assim como Ouro Preto, Congonhas está situada em vários morros e vales e é famosa por sua arquitetura barroca colonial.

A atração mais emblemática da cidade é, sem dúvida, a Basílica (Santuário do Bom Jesus do Matosinhos), Patrimônio Mundial da UNESCO, com suas dramáticas esculturas em pedra-sabão de Aleijadinho 

Tiradentes 

De Congonhas, para Tiradentes, que é outra cidade pitoresca ao longo da Estrada Real.

Esta cidade do século 18 recebeu o nome de um herói nacional brasileiro que liderou uma revolta contra os colonialistas portugueses. 

Com suas pitorescas ruas de paralelepípedos e casas com fachadas coloridas, é parada obrigatória na Estrada Real.

Suas igrejas são, literalmente, joias com afrescos dourados ornamentados, altares e estátuas, um testemunho dos dias da corrida do ouro da região.

A cidade é hoje uma atração turística popular com muitas galerias de arte, cafés e restaurantes. 

Petrópolis 

A última etapa da Estrada Real é o Rio de Janeiro. Aninhada nas colinas arborizadas da Serra dos Órgãos, Petrópolis também é conhecida como a Cidade Imperial, pois foi a residência de verão do último imperador brasileiro (Imperador Pedro II) no século XIX.

A cidade é um ótimo lugar para se visitar, pois possui diversas atrações históricas, como o Palácio de Verão (hoje Museu Imperial), a Catedral, o Palácio de Cristal e muitas belas mansões do século XIX, incluindo a antiga residência de Santos Dumont (o grande pioneiro da aviação).

O clima ameno e as avenidas arborizadas fazem de Petrópolis um belo lugar para passear. 

Top News