Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/03/2008 as 12:00am

Cineasta exibe filmes brasileiros na Harvard

Jorge Furtado comenta suas obras cinematográficas durante exibição

Por Elizabeth M. Simões

Brazilian Times

 

 

O cineasta Jorge Furtado esteve na universidade de Harvard, em Cambridge-Massachusetts, para comentar a exibição de sete dos seus curtas-metragens produzidos no Brasil. Diversas pessoas interessadas na cinematografia brasileira estiveram presentes no anfiteatro do Carpenter Center for the Visula Arts.

O documentário "Ilha das Flores", que foi bastante ovacionado pelos espectadores, segue passo a passo a tragetória de um tomate, desde à sua colheita, passando pela cozinha de uma dona de casa, em seguida, o resto foi entregue aos porcos, até que chegar a um outro "consumidor final" ? os moradores "Ilha das Flores", localizado no munícipio de Porto Alegre-RG.

O filme foi exibido em 1989, ganhou prêmios importantes como o "Urso de Prata", no festival de Berlin e "Prêmio Crítica e Público", no festival de Clermont-Ferrand. "O documentário é provocativo e trata de um tema global muito significativo, que mostra as condições de algumas pessoas deixadas no esquecimento. Funciona como uma voz política e educacional, por isso sempre mostro o filme para meus alunos. Ele é simlesmente brilhante!", disse o norte-americano, professor de cinema da Harvard, Jeff Silva.

Mayia Pramatarova, da União Européia,  repórter especialista em cultura, comentou que ficou espantada quando soube que o filme não era ficção, enquanto que, Silvia De La Sota, coordenadora do programa educacional desenvolvido das comunidades de Boston disse que ficou emocionada com a sensibilidade de Furtado.

Depois de questionado sobre novas seções, Furtado garantiu que deixou uma caixa com 40 filmes à disposição da Harvard. "Eu recebi o convite do Ismail Xavier, no ano passado e fiquei contente em contrituir com uma universidade do porte da Harvard", disse Furtado.

A mostra de filmes fez parte da agenda do "Sixth Annual Brazil Week at Harvard University". Até o dia 07 de Abril acontecerão outros eventos e atividades abertas ao público no endereço 1730 da Cambridge Street, CGIS South, no auditório Tsai. Para mais informações acesse o web site HTTP://hcl.havard.edu/hfa/ ou ligue para 617-495.4700

Fonte: (Brazilian Times)

Top News