Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/03/2008 as 12:00am

Mercado brasileiro vendia produtos vencidos em Framingham-MA

As denúncias apontam que o local vendia frango com data de validade vencida

 

Por Elizabeth M. Simões

O mercado " Gol Supermarket ", localizado na cidade de Framingham-Massachusetts foi fechado na quinta-feira (20), pelo "Board Health", departamento de saúde responsável pela fiscalização de estabelecimentos comerciais nos Estados Unidos. Lise Mespelli, diretora do órgão, esclareceu que já havia notificado o estabelecimento nove vezes, mas mesmo após multá-los, a irregularidade não foi corrigida.

As prateleiras continham produtos com datas de validade expiradas à venda: frango, farinha e derivados de leite estavam sendo comercializados fora dos prazos que marcam até quando o produto pode ser consumido, antes de estragar.

Mesmo cientes de que estes produtos expirados deveriam ser jogado fora, eles não foram retirados, por isso, durante a última inspeção realizada, o agente autuou e caçou a licença do proprietário no município ."Isso é muito sério, pois mercadorias comestíveis vencidas podem causar enormes problemas ao organismo humano. Os consumidores do Gol Supermarket poderiam ficar doentes", disse Lise, em entrevista ao jornal Brazilian Times.

A diretora ainda acrescentou que lamenta ter recorrido à interdição, "Nós tentamos orientar o proprietário antes de tomar essa decisão, pois nós sabemos o quanto isso deixaria a comunidade brasileira desapontada. Mas é o nosso dever protejer a saúde deles também".

João Araujo, possui outros mercados nas cidades de Shrewsbury, Hyannis e Somerville. Ele telefonou para o radialista, Maestro Wando, e falou ao vivo na rádio WSRO, 650 AM, "Meus quinze funcionários não dominavam o inglês e também não estavam bem preparados para revisar corretamente o estoque e as prateleiras. Eu peço desculpas à comunidade porque a responsabilidade pela contratação e qualificação deles era minha. Eu confiava tanto no procedimento praticado por todos que o meu açougue tinha um vidro transparente para que todos pudessem ver a preparação da carne. Não usavámos congelados, nós tínhamos a carne mais fresca da região. Fiquei triste, porque não queria prejudicar a comunidade, os produtos vencidos deveriam ter sido retirados das prateleiras no tempo certo", desculpou-se João.

Segundo pronunciamento do departamento da cidade de Framingham, o fechamento do supermercado representará grandes perdas na arrecadação de impostos da cidade. O mercado tinha uma forte circulação de clientes que também contribuiam diretamente no aquecimento econômico da região. Além de extinguir quinze posições de emprego.

RISCO À SAÚDE: Um alimento vencido pode estar contaminado por fungos e bactérias, e eles podem disseminar doenças como intoxicação alimentar e estomatite. Os sintomas são: desconforto abdominal, náuseas, vômitos e diarréias.

Um alimento vencido pode estar contaminado por fungos e bactérias, e eles podem disseminar doenças como intoxicação alimentar e estomatite. Os sintomas são: desconforto abdominal, náuseas, vômitos e diarréias.

Carla Matias, de 58 anos de idade, residente em Brighton, é cliente regular de outros mercados e lojas brasileiras nas cidades de Marlboro e Framingham, ela sentiu alguns dos sintomas citados e passou por avaliação clínica "Fui ao médico porque senti fortes dores na barriga, fiz exames que identificaram a presença de três bactérias diferentes no meu estômago. O médico suspeitou, entre outras coisas, de que elas poderiam ter surgido por causa de alimentos estragados," disse Carla.

Depois de saber o custo dos remédios, cerca de $100 por cada antibiótico, Carla passou a checar todas as datas de validade em mercados brasileiros e americanos, "Eu criei o hábito de conferir todas as embalagens, depois da instrução dada pelo médico no Hospital Joseph Smith. Recentemente, dentro de um mercado brasileiro, eu fiz uma funcionária retirar do balcão todas as unidades de bananinhas doce que estavam vencidos e à venda dentro de uma caixa.

Fonte: (Brazilian Times)

Top News