Publicado em 3/04/2008 as 12:00am

Mineiro com câncer rifa carro de trabalho para salvar vida

Enfermo e sem permissão para dirigir, "a única saída é sortear meu carro para tratar minha saúde"

 

Por Elizabeth M. Simões

 

O lavador de carros, Sérgio Moreira, de 45 anos de idade, acometido de câncer de esôfago, está rifando o seu veículo de trabalho com todos os equipamentos para limpeza de carros na tentativa de pagar o tratamento da doença no Brasil. Ele, precisa do dinheiro para comprar os remédios e receber acompanhamento médico de sua família em Belo Horizonte-Minas Gerais.

As despesas com medicamentes custam, ao brasileiro, cerca de U$1,400.00 mensais (pouco mais de R$ 2.400,00). Por isso Sérgio já recorreu aos amigos e mesmo depois de conseguir um empréstimo em dinheiro, não foi possível arcar com todas as despesas farmacêuticas. Ele perdeu a licença para dirigir após a descoberta do câncer. Isso devido aos médicos terem dado um diagnóstico de que o estado clínico do brasileiro o inviabilizaria a jornada de trabalho atrás do volante. Com isso, a sua carteira de morotista foi suspensa e ele ficou impedido de dirigir.

O sustento do mineiro era proveniente de limpeza de carros, mas ele não se fixava em apenas uma localidade. Atuava em alguns estados da New England e para isso necessitava de seu veículo.

Impossibilitado de trabalhar e sem a presença de familiares, para o acompanhar durante este período de convalescência, Sérgio se deparou com a extrema necessidade de arrecadar fundos para custear a cirurgia particular, a qual será feita lá Brasil. "Não descartei a possibilidade de conseguir uma operação para a retirada do tumor, em um hospital da rede de saúde pública. Mas a minha família, que vive em Minas, não está muito otimista com o sucesso do agendamento com o Sistema Único de Saúde  - SUS", lamentou Sérgio.

Além das despesas hospitalares, ele precisará do dinheiro para outros gastos, enquanto estiver afastado do trabalho. De origem pobre, Sérgio não dispõe da verba para custear este tratamento. "Eu conto com ajuda da comunidade para a minha recuperação", disse com esperança.

A rifa da camionete Chevy F3.350 equipada com rolo compressor, caixa d'agua e maquinário para limpeza de carros está sendo vendida por $50.00 e ele planeja vender as 500 unidades das cartelas.

A rifa está à venda nas lojas Terra Nossa de Abington, Brockton e Stoughton. E também na Midia Store em Abingthon. Para colaborar diretamente, o telefone de Sérgio é (781) 630-1712

 

BOX -

Câncer de Esôfago

O esôfago é um canal muscular que une a faringe ao estômago.

A função dele é emitir contrações que empurram a comida até o estômago, iniciando o processo digestivo. Quando o ógão apresenta alterações o paciente com este tipo de câncer poderá ser submetido à seções de radioterapia e até mesmo intervenção cirurgica. Alguns dos sintomas são: fortes dores, soluços e dificuldade na ingestão de alimentos.

Atualmente, o câncer de esôfago tem atingido milhares de vítimas, numa proporção endêmica. As principais causas na evolução da doença são desencadeadas pelo consumo de álcool, cigarro, deficiência de vitaminas (A, C e B), pela contaminação de alimentos com fungos, pelo hábito de ingerir bebidas quentes como chimarrão e café, refluxo gastroesofágico, além da histórico genético familiar.

Fonte: (Brazilian Times)