Publicado em 20/04/2008 as 12:00am

Saiba o que fazer em caso de encontros com a polícia

Recentemente, em meu trabalho como advogado de imigração tenho visto algumas situações que gostaria de partilhar com vocês.

Recentemente, em meu trabalho como advogado de imigração tenho visto algumas situações que gostaria de partilhar com vocês.  Mesmo que eu espero que nem um de vocês se veja em uma situação de detenção, ofereço a vocês algumas sugestões importantes nas quais tenho pensado após  encontrar vários casos como os que comentarei neste artigo.

1. Um brasileiro foi parado e detido por dirigir em alta velocidade em Maine (mais sobre Maine depois)  Foi entregue para as autoridades de imigração e claro, eles tomaram seu celular.  Infelizmente, ele não sabia de cor o número de telefone da  esposa. Pensava que não precisava decorá-lo já que tinha um celular! Em consequência, foi dificil para ele conseguir falar com ela.

Lembro que uma vez eu tinha que contatar a minha esposa, (graças a Deus eu estava numa reunião de preparação do COR e não na cadeia) mas eu tinha deixado meu celular em casa.  Foi só graças a que uma outra pessoa de nossa igreja tinha o número de Ana Lucía no seu celular que eu consegui falar com ela. Então, eu vejo que podemos tirar duas lições disto:

Como mínimo, decore AGORA MESMO algums números de telefone de parentes. Se assegure de que alguns destes números sejam telefones de casa, já que desde algumas cadeias não permitem ligações a celulares. Também, como ilustra a minha própria experiência, é bom decorar números de pessoas que tenham como entrar em contato com seus parentes e amigos.

 

2.   Nesses dias, muitos imigrantes estão indo para Maine tirar carteira, já que é relativamente mais fácil obtê-la nesse estado. Porêm, temos já visto vários casos de pessoas que foram em Maine e acabaram na corte  ou detidos pela imigração. A policia de Maine está cooperando mais e mais com a imigração. Em um dos casos, o oficial de policia se aproximou das pessoas assim que estas estacionaram no escritorio do Registry of Motor Veihicles e eles foram detidos: algums por serem indocumentados, e a pessoa que dirigia o carro, (mesmo tendo a residência) foi detido e acusado de "transporting aliens" transportar extranjeiros ilegais (um crime federal.) 

Além disto, se a pessoa não mora em Maine, pode ser acusada em corte criminal de tentar conseguir uma carteira sem realmente ser residente do estado. Mesmo que a carteira seja muito importante, este "jeitinho" de obté-la pode ter sérias consequências.

 

3.  Para terminar, é sempre bom evitar encontros com a policia, até onde for possível. Mesmo que existam policiais corruptos que infrigem a lei, há outros que só param uma pessoa quando tem uma razão para pensar que algum tipo de crime foi cometido ou quando tem visto que a pessoa tem infringido a lei de algum jeito. A partir disto, aqui estão algumas coisas para pensar:

Passar no sinal vermelho fará você perder algums minutos se você estiver apressado, mas ser pego pela policia e entregue à  imigração lhe fará perder muito mais tempo. Tomar um taxi para a sua casa se você tem bebido, pode lhe custar uma pequena quantidade de dinheiro que preferiria não ter que gastar. Dirigir, além de por em perigo sua vida e a de outros expoe você a ser pego pela policia dirigindo (under the influence of alcohol) sob influência de alchool. Se isto acontecer,mesmo  se você não for entregue para as autoridades migratórias, você poderia terminar pagando até $2000, mesmo tendo um advogado do Estado. Como eu disse uma vez para um cliente: por essa quantidade de dinheiro você poderia ter conseguido uma coisa   realmente boa para disfrutar e partilhar em casa.

Esquecer "pequenos" detalhes pode trazer consequências sérias. Não importa se o adesivo (sticker) do carro estava vencido ha só dois dias o que o policial vê é  um adesivo que já venceu; não importa se não estavam vindo carros na rua em que você entrou, o que o policial ve é que você entrou na contramão; não importa se a luz do carro queimou ontem a noite e você não teve tempo de colocar uma nova; o policial ve uma luz que não funciona. Muitas coisas que parecem de pouca importância podem ser consideradas como ofensas criminais e podem provocar um encontro com a policia que seria melhor evitar. Quanto mais você disser para a policia além do seu nome e o seu endereço mais informação você está dando para eles poderem usar   contra você. Você sempre tem o direto de não se incriminar (right against self-incrimination) mas se você não exerce esse direito, ele não serve de nada. Quanto você menos falar , melhor. Repito; algums oficiais são bons, mas você não sabe isto quando eles param você. Algums oficiais de policia tentam agir como seus amigos para ganhar informação de você. Não pense que porque o oficial é amavel você pode automaticamente confiar nele.

Joshua Paulin

advogado

Fonte: (Grupo de Mulher Brasileira)