Publicado em 8/05/2008 as 12:00am

Gingado brasileiro promete balançar festival latino

O grupo Afro Brazil apresenta-se na sexta-feira, 11, às 21 horas, no Jorge Hernández Cultural Center, 85 da West Newton Street, South End, Boston, e é peça fundamental da série de performances latinas do "Café Teatro", da temporada da primavera 2008.

O grupo Afro Brazil apresenta-se na sexta-feira, 11, às 21 horas, no Jorge Hernández Cultural Center, 85 da West Newton Street, South End, Boston, e é peça fundamental da série de performances latinas do "Café Teatro", da temporada da primavera 2008. A Casa de La Cultura/ Center for Latino Arts  e Inquilinos Boricuas en Acción (IBA) adicionaram no festival a diversidade da música e da dança herdada da cultura afro-brasileira.

A apresentação, intitulada AXÉ, inclui, além da batucada mágica do Afro Brazil, a Capoeira Camará Angola do Centro Cultural Brasileiro da Nova Inglaterra. E os organizadores fazem questão de pontuar: "AXÉ significa a origem de todas as coisas, a fonte da vida, a energia da vida".

Se o nome do festival por si só promete uma onda eletrizante de energia boa, a cultura peculiar do Brasil é ótima referência. O show inclui expressões artísticas nascidas da religião e do folclore popular e contemporâneo da comunidade africana do Brasil como Candomblé, Maracatú, Ijexá, Capoeira, Forró e ritmos do carnaval.

"Essa festa mostra a riqueza da nossa cultura. O próprio brasileiro conhece novas expressões e os estrangeiros se encantam com tanta variedade vinda de um só país", garante Marcus Santos, percussionista e diretor artístico do Afro Brazil.    

Os artistas que participam do AXÉ também fazem uma matinê para as crianças das escolas do South End no mesmo dia.  

O Jorge Hernández Cultural Center fica no

85 West Newton Street, South
End, Boston. Para mais informações, visite www.claboston.org ou ligue 617-927-1717.

Fonte: (Brazilian Times)