Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/05/2008 as 12:00am

Os escolhidos para o Seminário sobre Imigração no Rio de Janeiro

Dois líderes comunitários, o pesquisador e funcionário público Álvaro Lima e a jornalista e ativista comunitária Heloisa Galvão foram os escolhidos pelo voto. O ex-professor e atual empresário da área de comunicação Edirson Paiva, escolhido pelo Consulado

Dois líderes comunitários, o pesquisador e funcionário público Álvaro Lima e a jornalista e ativista comunitária Heloisa Galvão foram os escolhidos pelo voto. O ex-professor e atual empresário da área de comunicação Edirson Paiva, escolhido pelo Consulado, embarca também para o Rio de Janeiro. Todos numa missão única: "valorização do imigrante". Estes são os "imigrantes" que irão representar os brasileiros que vivem na Nova Inglaterra.

 

 

 

 

Por Elizabeth M. Simões

 

 

Foi divulgado esta semana o nome dos três representantes de Boston, escolhidos para discutir o bem estar e a cidadania dos imigrantes na Conferência da "Diáspora Brasileira", que será realizada nos dias 17 e 18 de Julho, no Rio de Janeiro. São eles, Álvaro Lima, Heloísa Galvão e Edirson Paiva.

Na segunda semana de Maio, o embaixador Otto Agripino Maia, Subsecretário...órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, reuniu-se com líderes comunitários e a imprensa, na Universidade de Harvard. Ele havia anunciado que o consulado de Boston indicaria as pessoas que iriam participar do "1º encontro da Diáspora", logo em seguida, o Cônsul Mário E. Saade voltou-se aos presentes e comunicou que ele apontaria apenas um nome, os demais seriam eleitos através de votação popular.

Os setenta líderes, entre eles estudiosos, religiosos e gestores de ONG's que estiveram nessa reunião com o embaixador automaticamente concorreram e tiveram poder de voto ao posto de representantes da colônia. A locomoção e estadia deles serão patrocinadas pelo Itamaraty, no total haverá cinqüenta imigrantes no fórum de discussões. Antes do encerramento, o embaixador havia frisado a importância do Encontro, "Os escolhidos deverão objetivar as reivindicações e propostas para melhorar a região que ele representa", disse.

Álvaro Lima recebeu a notícia com ânimo, "Vamos ter a chance de mostrar a grandeza da comunidade brasileira, poucos sabem o tamanho e a relevância que possuímos, desta vez eles vão conhecer o que significamos em termos de recursos culturais e econômicos, dentro de outros aspectos positivos existentes em torno da nossa organização social.", disse o diretor de pesquisas.

A jornalista e co-fundadora do Grupo Mulher Brasileira, Heloísa Galvão, foi eleita por voto e disse sentir-se honrada pela confiança popular, "Continuar o diálogo com o Governo Brasileiro é uma grande responsabilidade. Essa é uma boa oportunidade para formar uma pauta reinvidicatória.", ela também citou o exemplo do governo mexicano, cujas lideranças pressionam o governo norte-americano para legalização e proteção de seus cidadãos.

Segundo a circular emitida pelo consulado, o professor e médico Eduardo Siqueira havia empatado com Álvaro Lima, diretor de pesquisas e desenvolvimento da cidade de Boston. A decisão foi tomada através de sorteio. "Todo o processo foi feito de maneira transparente. Heloísa Galvão, também recebeu a mesma quantidade de votos, mas para garantir o equilíbrio de gêneros ela não participou do sorteio.", explicou o cônsul.

Edirson Paiva, editor chefe do jornal Brazilian Times foi o representante escolhido pelo consulado, "Ele é um dos membros mais antigos de Boston e pioneiro da comunicação. Edirson Paiva é um ícone da comunidade brasileira, apóia campanhas comunitárias e participa ativamente delas. Essa opção foi uma homenagem à comunidade brasileira.", comentou o cônsul.

Para Edirson a escolha foi uma surpresa e um presente, "Levar os fatos aos brasileiros é uma atividade corriqueira na minha rotina, a diferença é que, dessa vez, vamos refletir juntos com todos os colegas e lideranças afim de conseguirmos melhorar a nossa representatividade e assim adequarmos todas as lacunas que ficaram abertas no decorrer da emancipação imigrante. E posso dizer desde agora, que quem quiser escrever as suas propostas poderá encaminhá-las à redação, a colaboração de todos é fundamental. Vamos nos comunicar com os governantes no Brasil e também reportar os resultados disso. Acompanhem as edições do BT e dos demais jornais locais, todos unidos nesta proposta de vanguarda, cuja meta final é o bem coletivo", disse Edirson Paiva.

Os interessados em colaborar com a pauta de representação podem escrever para op@braziliantimes.com 

Fonte: (Brazilian Times)

Top News