Publicado em 14/07/2008 as 12:00am

Ponto de Partida confirma presença no Festival da Independência

O grupo teatral conquistou o público de diversas cidades no estado de Massachusetts e tornou-se popular entre as colônias brasileiras

 

Por Elizabeth Simões

 

Todos os anos a comemoração do Sete de Setembro, à beira do Charles River, em Boston-Massachusetts, reune músicos e artistas imigrantes para celebrar a independência do Brasil. Neste ano o grupo Ponto de Partida USA foi convidado para apresentar o espetáculo chamado Metamorfosis.

A peça que estreou no Clube Lido, em Revere Beach, recebeu bons comentários de crítica cultural e conquistou o público. Essa foi uma das razões pela qual eles ganharam evidência e agora, serão atração especial para as centenas de participantes que comparecem anualmente à tradicional  programação do Festival Brasileiro.

Metamorfosis, dirigido por Robson Lemos, conta a história da missigenação brasileira através dos tempos. O roteiro escrito por ele e Elisa Garibaldi narra, com humor, as diversas lendas do foclore brasileiro.

Durante a encenação as músicas selecionadas para o espetáculo são executadas ao vivo pelos cantores Anderson Paulista & banda e Sônia. O grupo teatral ficou conhecido no ano passado pela apresentação da peça "Cinderela - Uma história que a sua mãe não contou". Devido ao record de público, os organizadores  tiveram que prorrogar a temporada, disponibilizando mais duas apresentações extras, em 2007.

Garibaldi atribui a boa performance do grupo à união dos artistas e a metodologia dos ensaios. "Antes de iniciar os treinos, nós realizamos um aquecimento, chamado de laboratório, essa é uma técnica de relaxamento e ao mesmo tempo, uma terapia em grupo que coloca todos os atores em contato, exercitando atividades em equipe. Usamos a concepção ensinada pelo dramaturgo Augusto Boal. Ele defende que a interação contribui com o desenvolvimento dos artistas.", disse Elisa.

Fonte: (ANBT - Agência de Notícias Brazilian Times)