Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/08/2008 as 12:00am

Aquisição de Green Card e cidadania fica mais rápido

Notícia animou àqueles que estão com seus processos entravados na burocracia

Da redação

O diretor interino do US Citzenship and Immigration Services – USCIS, Jonathan Scharfen, anunciou esta semana que reduziu o processo para obtenção de Green Card e cidadania de 18 para no máximo 12 meses. Esta medida entrará em vigor no mês de novembro e ele disse que os atrasos se devem à lentidão na checagem de fichas pelo Federal Bureau of Investigatio – FBI.

Ele afirma, ainda, que uma equipe está empenhada para reduzir para no máximo cinco meses todo o trâmite de naturalização. “Isso deverá ser implantada no próximo ano”, accrescenta.

Segundo os dados apresentados por ele, no ano fiscal de 2007, o escritório recebeu cerca de um milhão e meio de requerimentos solicitando cidadania e somente no mês de junho do ano passado foram 400 mil solitiações de legalização.

Para conseguir vencer esta demanda e resolver todos os casos no menor tempo possível, Jonathan explicou que foi preciso contratar novos funcionários e aumentar a carga horária. “Nós estaremos completando mais de um milhão de solicitações de Green Card e cidadania antes do final deste ano”, fala.

Um dos problemas apresentado pelo diretor foi o de que “após os ataques de 11 de setembro milhares de imigrantes  tiveram que esperar anos por uma decisão acerca de seus processos de cidadania ou green card, “em parte porque o FBI fazia uso de tecnologia desatualizada e de trabalhadores mal treinados”.

Scharfen disse ser sabedor de que este problema afetou a vida de muitas pessoas e que a maioria que ficou com seus processos entravados na burocracia era formada por pessoas de boa índole. “Estamos assumindo um compromisso de fazer o barco andar”, fala em relação a agilidade dos requerimentos pendentes.

Outro ponto positivo apresentado por ele  foi que o USCIS está melhorando o tempo de processamento para os pedidos de cidadania, e ajudando centenas de organizações a prepararem imigrantes para o novo teste de cidadania, em outubro.

Mesmo assim, os advogados estão alertando para as taxas elevadas cobradas pelo trâmite de naturalização. Até final de junho do ano passado o valor era de $330.00 e no mês seguinte sofreu reajuste passando para $675.00.  

Fonte: (Da redação)

Top News