Publicado em 29/08/2008 as 12:00am
Júri inocenta brasileiro acusado de tentar matar músico nos EUA
Um júri dos Estados Unidos declarou inocente nesta quarta-feira o brasileiro Francisco S. Oliveira, acusado de tentar matar o compositor colombiano Estéfano, autor de canções de artistas como Shakira, Gloria Estefan, Thalía, Ricky Martin, Chayanne, Jon Se
Um júri dos Estados
Unidos declarou inocente nesta quarta-feira o brasileiro Francisco S. Oliveira,
acusado de tentar matar o compositor colombiano Estéfano, autor de canções de
artistas como Shakira, Gloria Estefan, Thalía, Ricky Martin, Chayanne, Jon
Secada e Julio e Enrique Iglesias.
Os seis integrantes do júri, três homens e três mulheres, anunciaram o veredicto após deliberarem durante três horas em um tribunal do Condado de Miami-Dade, no Estado da Flórida.
Oliveira, 31, chorou ao escutar o veredicto, e seus parentes gritaram de emoção na sala onde aconteceu o julgamento ao longo de cinco dias.
"Me sinto muito bem, o veredicto do júri se baseou nos fatos e isto demonstra a fé no sistema. A única prova apresentada contra o meu cliente era a declaração de Estéfano", comentou Frank Rubio, advogado do brasileiro.
Oliveira enfrentava acusação de tentativa de assassinato premeditado e, caso tivesse sido declarado culpado, poderia ser condenado à prisão perpétua.
A promotora do Estado Alicia García disse que estava "desiludida", porque tinham "muitas provas".
"Mas o júri tomou uma decisão que respeitamos", afirmou.
Acusações
Rubio disse que seu cliente não sairá em
liberdade imediatamente, porque tem problemas com a imigração
"Ele estava legalmente trabalhando nos Estados Unidos, mas tudo mudou com este caso", disse o advogado.
O juiz Orlando Prescott, que presidiu o
caso, instruiu o júri na manhã de hoje sobre
O brasileiro era acusado de atirar em Estéfano e feri-lo com gravidade em 26 de maio de 2007 na casa do compositor, onde teria ido para supostamente fornecer maconha.
Na cozinha, teria sacado uma arma de uma mochila e atirado, conforme apontam documentos judiciais.
O brasileiro assegurou que não atentou contra a vida de Estéfano, que não esteve na casa dele e que também não forneceu drogas ao músico, nem roubou dinheiro.
Estéfano, em contrapartida, identificou
Oliveira
Oliveira alegou que no
momento do crime estava envolvido com os preparativos da festa de aniversário
de sua filha.
Fonte: (Da redação)