Publicado em 16/09/2008 as 12:00am

MAPS vai dar assistência eleitoral a novos cidadãos

Após a Juiza Patti B. Saris administrar o Juramento de Lealdade a 3081 novos cidadãos nesta Quarta Feira, 17 de Setembro, na primeira cerimônia do gênero realizada no Fenway Park, um grupo de funcionários do MAPS

Após a Juiza Patti B. Saris administrar o Juramento de Lealdade a 3081 novos cidadãos nesta Quarta Feira, 17 de Setembro, na primeira cerimônia do gênero realizada no Fenway Park, um grupo de funcionários do MAPS (Massachusetts Alliance Of Portuguese Speakers) vai dar assistência a um grande número de eleitores de língua portuguesa que desejem se registrar para votar nas eleições de Novembro. O evento especial se realizará do lado de fora do Fenway.

Os 3081 homens e mulheres que estão realizando o sonho de se tornarem cidadãos dos Estados Unidos se originam de 139 países diferentes, de acordo com o USCIS (United States Citizenship and Immigration). Os 10 países com maior número de novos cidadãos são: República Dominicana (290), China (234), Haiti (233), Vietnam (198), Brasil (156), Portugal (144), India (142), Cabo Verde (107), Cambodja (103) e El Salvador (83).

O Diretor Executivo do MAPS, Paulo Pinto, afirmou:“ É extremamente importante notar que o Brasil, Portugal e Cabo Verde estão na lista dos primeiros 10 países com maior número de imigrantes a se tornarem cidadãos hoje, Quarta Feira, com 407 falantes de língua portuguesa, num total de 3081 novos cidadãos. Importante, também, é ressaltar que a MAPS teve uma participação importante em facilitar o processo de naturalização para muitas dessas 407 pessoas, no sentido de obterem seu sonho de se tornarem cidadãos dos Estados Unidos”.

Pinto confirmou também que a MAPS uniu forças com o MIRA (Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy Coalition),  para ajudar nos registros dos novos eleitores, logo após a cerimônia. E adicionou: “Damos os parabéns a todos os novos cidadãos e sentimo-nos muito orgulhosos de nossa comunidade”.

De acordo com o USCIS,  o time de baseball Red Sox, baseado no Fenway Park, está sendo o anfitrião desta cerimônia no sentido de comemorar o Dia da Cidadania e a Semana da Constituição, que celebra a importância da cidadania e das responsabilidades cívicas, reconhecendo a assinatura da Constituição Americana, realizada em 17 de Setembro de 1787.

A MAPS tem servido a comunidade de língua Portuguesa desde 1970. Seus escritórios estão localizados em Cambridge, Somerville, Allston, Dorchester, Lowell, e Framingham.  Para maiores informações, visitem a página da MAPS na Internet:  www.maps-inc.org. 

Fonte: (Da redação)