Publicado em 19/09/2008 as 12:00am

Mortes de brasileiros chamam a atenção de autoridades em MA

Pesquisa aponta que brasileiros se arriscam mais no trabalho do que empregados americanos

 

A morte de um trabalhador brasileiro na construção pode apontar para uma tendência alarmante. Segundo uma pesquisa realizada pelo Departamento de Saúde Pública os imigrantes tendem a trabalhar em locais mais perigosos, sem nenhum treinamento de segurança e com menos proteção, comparados com trabalhadores americanos.
Rômulo Santos, 47, de Somerville, foi eletrocutado e morreu na manhã terça-feira, 09. O acidente ocorreu quando ele tentava ligar cabos elétricos no Wal-Mart da Rota 1. Ele fazia parte de um grupo de construtores de Medford. Seu falecimento é o caso mais recente de uma onda crescente de brasileiros que morrem no local de trabalho, um fenômeno que já chamou a atenção dos funcionários do estado de Massachusetts.

A pesquisa, comandada pelo Department of Public Health\'s Occupational Health Surveillance Program, tem o intuito de descobrir as principais causas que resultaram na morte de brasileiros na área de construção.  De acordo com os dados levantados no programa de 1999 a 2005, morreram 11 brasileiros em Massachusetts. O número subiu para 15 em 2007 e com o acidente do dia 09 esse número chegou aos16, desde 1999. De um a dois trabalhadores morrem a cada semana no trabalho no estado, segundo a agência.
”A conclusão final que o relatório mostra é que muitos brasileiros trabalham em empregos perigosos”, afirmou Letitia Davis, diretora do programa. "A comunidade brasileira tem de estar ciente dos seus direitos sobre o trabalho, das normas de segurança e de saúde. E as entidades patronais têm de se certificar que existe um ambiente de trabalho livre de perigos aos trabalhadores," concluiu Davis.
Das 15 mortes citadas no relatório inicial, mais da metade ocorreu em construção, e queda é a responsável por metade dessas mortes. Três trabalhadores de construção foram mortos por veículos na obra. A maior parte das vítimas é de Minas Gerais. O estado que mais envia brasileiros para os Estados Unidos.
Há apenas algumas semanas atrás, pesquisadores do programa terminaram o sumário, como parte da Avaliação e Controle de Projetos, que investiga fatores geradores de insegurança no trabalho. Essa pesquisa foi desenvolvida e centrada apenas nos brasileiros.
O relatório disse também, que a partir de 1991 - quando o programa começou a acompanhar as mortes no trabalho em Massachusetts - até 1998, nenhuma morte de brasileiro tinha sido registrada.

A comunidade brasileira é conhecida por realizar excelentes trabalhos em diversos setores da economia americana, e por isso o Governo do Estado de Massachusetts realiza pesquisas como essa. Você que queira se informar mais sobre o programa ou até mesmo dar sua opinião visite um dos sites ou entre em contato por um dos telefones abaixo citados.

 

Health and Safety Resources for Workers and Employers in Massachusetts

 

Massachusetts Division of Occupational Safety

Offers free consultation services to help employers improve their safety and health programs and train employees.

(617) 969-7177

www.mass.gov/dos/consult

 

Massachusetts Coalition for Occupational Safety and Health (MassCOSH)

Offers training and technical assistance to workers and advocates for health and safety legislation and policy to improve protections for workers. MassCOSH\'s worker center provides health and safety training and assistance to immigrant workers seeking to address unsafe conditions, injuries and worker rights.

(617) 825-7233

www.masscosh.org

 

Massachusetts Department of Industrial Accidents

Has grants available for providing workplace health and safety training to employers/employees in companies covered by the Massachusetts Workers’ Compensation Insurance Law.

(617) 727-4900

www.mass.gov/dia/Safety

 

Occupational Health Surveillance Program, Massachusetts Department of Public Health

Has data on work-related deaths and educational materials for residential contractors and other workers on workplace safety and health, including a number of educational materials in Portuguese. (See above.)

(617) 624-5632

www.mass.gov/dph/ohsp

 

Occupational Safety and Health Administration (OSHA) Regional Offices


North Boston Area Office
(617) 565-8110

South Boston Area Office

(617) 565-6924

Fonte: (Da redação)