Publicado em 28/09/2008 as 12:00am

Brasileiro é espancado pela polícia britânica

O brasileiro Edrielson Ferreira Machado Mortari, 35 anos, que mora no Reino Unido há nove, teria sido espancado quinta-feira numa cela do distrito policial de Snow Hill, em Londres

O brasileiro Edrielson Ferreira Machado Mortari, 35 anos, que mora no Reino Unido há nove, teria sido espancado quinta-feira numa cela do distrito policial de Snow Hill, em Londres. Natural de Lagoa Formosa, em Minas Gerais, Edrielson ficou detido das 8h30 às 16h30, apesar de ter apresentado a documentação que comprovava que ele tinha autorização para conduzir a sua moto.
“Edrielson não era suspeito de crime e nem cometeu qualquer infração que justificasse o tratamento
rude que recebeu. A certa altura, chegou a ser espancado por sete policiais dentro da cela. A delegacia dispõe de câmeras de circuito interno que poderão comprovar as denúncias. Além de estar em situação legal no país, Edrielson sempre cumpriu a lei”, afirma o presidente da ONG Associação Brasileira no Reino Unido (Abras), Carlos Mellinger.


ACORDO COM O BRASIL
A violência a que Edrielson teria sido submetido em Londres foi divulgada no mesmo dia em que o governo britânico anunciou que desistirá de implementar a exigência de visto para os brasileiros que viajam para a Inglaterra, que havia sido cogitada há alguns meses.
O Brasil também não integrará mais a lista dos países suspeitos de não terem uma política para conter a imigração ilegal. Os dois países chegaram a um acordo de “cooperação positiva” após uma reunião, segunda-feira, no Itamaraty. Os britânicos desistiram de manter um policial nos aeroportos brasileiros, de querer que a Embaixada brasileira em Londres fizesse papel de polícia e ajudasse a controlar a imigração; e de impor às agências de turismo a obrigação de fazer triagem prévia, deixando de vender passagens a turistas suspeitos de serem imigrantes ilegais.

Fonte: ( O Dia)