Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/10/2008 as 12:00am

Cuidado com os Percevejos

Muitos de nós nem ao menos sabíamos que eles eram reais. Eles desapareceram dos Estados Unidos depois da década de 50, quando impregnar com DDT uma casa infestada era uma prática comum e bastante eficaz

Muitos de nós nem ao menos sabíamos que eles eram reais. Eles desapareceram dos Estados Unidos depois da década de 50, quando impregnar com DDT uma casa infestada era uma prática comum e bastante eficaz. O DDT, porém, foi proibido há algum tempo. Esse fato, e o crescimento das viagens internacionais, são as causas mais prováveis para o aumento constante da infestação por percevejos, principalmente em cidades grandes dos EUA, nos últimos 10 anos ou algo em torno disso.

Os percevejos-de-cama ou Cimex lectularius que se alimentam do sangue das pessoas, praticamente sempre existiram. Existem outras variações de percevejos que preferem se hospedar em animais, como pássaros ou morcegos. Eles são chamados de “percevejos-de-cama” porque se alimentam principalmente quando seu hospedeiro está dormindo; então, a área de dormir (uma cama ou sofá) é a mais comum para que esses pequenos insetos se alimentem, se escondam ou depositem seus ovos (até cinco por dia).

Poltronas, cadeiras estofadas, estrados de cama, fendas nas paredes e molduras, pilhas de roupa, buracos no teto para lustres e praticamente qualquer área escura e protegida são, porém, ótimas moradias para os percevejos. Geralmente, eles costumam preferir madeira em vez de metal. Por esse motivo, embora tenha a tentação de reaproveitar móveis, colchões e outros objetos usados, que muitas vezes, são deixados na rua, resista. Eles podem ser um foco de percevejos e infestar a sua casa.

Existem várias maneiras de um ambiente ser infestado por percevejos, entre elas animais de estimação e objetos usados. As pessoas, freqüentemente, levam para casa, na bagagem, percevejos de hotéis ou, em alguns casos, de móveis usados ou roupas usadas. Se você vive em um condomínio, ou em um “multi-unit”, corre o risco de que os percevejos, eventualmente, alojados na casa do vizinho, migrem para a sua casa. Este tipo de inseto também pode chegar à sua casa por intermédio de animais de estimação, explica um especialista.

Os percevejos, costumam alojar-se a uma pequena distância das camas. Durante o dia, fogem da luz escondendo-se nos rodapés, tomadas elétricas, colchões, mesas de cabeceira, estrados de cama e camas box. Percevejos reproduzem-se muito rapidamente.

 

Controle:

O uso de máquinas de vapor ou spray de álcool é uma forma eficiente de livrar-se dos percevejos adultos e ovos, embora não seja um tratamento permanente. Se você tem um colchão com sinais da existência de percevejos, envolva-o em um plástico, certifique-se de que não restaram frestas abertas, a fim de que eles não se espalhem pelo ambiente. Roupas de cama podem ser desinfetadas em secadora com teperatura acima dos 120 graus.

Um exterminador pode utilizar inseticidas permethrin, que é uma neurotoxina que não causa danos à saúde humana.

1 – Para evitar percevejos, não leve co-lchões e roupas de cama usados para casa. Quando viajar para o exterior, assegure-se de inspecionar todas as roupas e bagagens antes de voltar para casa. A Europa está infestada de percevejos.

2 – Percevejos preferem climas temperados, o que faz com que prefiram os EUA e Europa.

3 – Como você sabe se tem percevejos em casa? Verifique se alguém em sua casa apresenta marcas de picadas e se há sinais de sangue nos lençóis. Inspecione locais escuros da casa, mesmo os detalhes como molduras de quadros.

4 – Percevejos não causam danos ao imóvel ou aos móveis. Não comem madeira, por exemplo. Também não estragam as roupas. Se eles se alojarem no sofá ou na cama, no entanto, pode ser necessário trocar o móvel, caso um exterminador profissional não consiga controlar a situação.

5 – O custo de um exterminador profissional está entre $300 e $500. Caso o imóvel esteja infestado, podem ser necessárias visitas semanais, durante um ou dois meses, já incluídas no valor estimado.

6 – Para a aplicação do inseticida vocprecisará ficar fora de casa durante duas ou três horas.

 

Como são

Os percevejos adultos têm apenas 0,64 cm de comprimento e são bastante achatados, então podem entrar em quase qualquer lugar. Os mais novos dificilmente podem ser vistos a olho nu. Os Cimex lectularius variam entre a cor bege e o castanho-alaranjado e não possuem asas. Os percevejos não conseguem voar, só podem rastejar de uma superfície para a outra. Se você encontrar percevejos se escondendo, digamos, atrás de uma moldura de quadro, eles irão correr rapidamente para outro esconderijo.

Eles são rápidos, ágeis e adaptáveis. O percevejo tem uma camada externa em forma oval através da qual muitas vezes é possível ver o sangue de seu hospedeiro como um ponto escuro debaixo da superfície. Como muitos outros insetos, eles inserem uma extensão da “boca” parecida com uma seringa na pele do hospedeiro.

 

Riscos à saúde

Os percevejos-de-cama na verdade não têm preferência por uma parte específica do corpo: eles irão atacar qualquer parte exposta da pele. Pode levar algo em torno de três a dez minutos para que o percevejo fique satisfeito, e o hospedeiro quase nunca acorda enquanto está sendo picado.

A picada deles é mais irritante do que realmente nociva, já que os percevejos-de-cama não transmitem doenças para os humanos. Quando eles perfuram a pele para sugar sangue, porém, liberam um pouco de saliva na pele machucada, e com o passar do tempo a exposição constante à saliva pode resultar em uma reação alérgica a picadas.

Na maioria das vezes, isso significa mais coceira e inchaço do que se você tivesse sido picado por um pernilongo, e alguns remédios anti-histamínicos ou antiinflamatórios encontrados nas farmácias geralmente são tudo de que você precisa para acabar com o desconforto. As picadas ou a exposição à saliva não provocam reações alérgicas em algumas pessoas.

Percevejos adultos conseguem viver até um ano sem se alimentar; então, não há garantia de que o novo apartamento para onde você vai se mudar e que ficou vazio por seis meses estará livre desses pequenos insetos.

Os percevejos não têm a ver com sujeira, pois se alimentam de sangue e não de lixo. A casa mais imaculada pode ter percevejos. Uma casa bagunçada, no entanto, oferece mais espaço para os percevejos se esconderem; então, limpar a bagunça é um dos primeiros passos para se livrar de um problema com percevejos, o que não é uma tarefa simples.

Como identificar:

O primeiro passo é confirmar se o que você tem em sua casa realmente é percevejo. A picada dele se parece muito com a de um pernilongo; então você (ou um profissional de dedetização) precisa encontrar um dos insetos ofensivos e compará-lo com uma boa foto de um percevejo antes de começar a planejar a irradicação.

Outra descoberta positiva são fezes com cor de ferrugem dos percevejos e peles encontradas nas dobras de lençóis, nas costuras do colchão ou em qualquer lugar que os insetos se sintam à vontade.

Quando confirmar que realmente são percevejos, o processo de erradicação começa. Ele não é simples e é quase certo que você irá preferir chamar um dedetizador profissional, de preferência um que tenha experiência em lidar com percevejos.

Os percevejos são pequenos e astutos, e os pesticidas mais eficazes contra eles não são mais considerados seguros; então, os dedetizadores precisam usar uma combinação de opções menos eficazes para conseguir livrar sua casa dos pequenos parasitas.

Fonte: (Gazeta News)

Top News