Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/11/2008 as 12:00am

ONG dá oportunidade para americanos conhecerem o Brasil

Em ações que promovem cidadania a crianças carentes no Brasil, americanos visitam o país vivenciando a cultura brasileira

Por Marcelo Zicker

 

Projeto que teve início há 7 anos pelo ex-maratonista José Moreira, a organização Discover America and Brazil Foundation traz como premissa ajudar no desenvolvimento de crianças carentes no Brasil juntamente com a oportunidade de dar a estudantes americanos a chance de experienciar a tradicional cultura brasileira.

 

Em parceria realizada com Depauw University em Indiana, todos os anos dezenas de estudantes universitários americanos são levados à sede da organização no Brasil, situada em Rio das Contas, Bahia. Lá,  eles desenvolvem atividades com as crianças carentes da região, com o objetivo de proporcionar a oportunidade das crianças de expandir habilidades e gerar cidadania. “ Desde meus tempos de atleta, sempre estive envolvido com orfanatos e ONG’s que promovessem oportunidade de desenvolvimento à crianças e adolescentes carentes. Quando minha carreira foi redimensionada para viver nos EUA, eu tive a idéia de iniciar esse projeto, que contempla dois públicos diferentes” afirma ele completando que, durante a experiência, o estudantes americanos tem a oportunidade de aprender um pouco da língua portuguesa, esportes, comida, danças e costumes tradicionais brasileiros enriquecendo o repertório cultural dessas pessoas. A organização leva  uma média de 20 estudantes americanos  que ficam um mês residindo na sede do projeto. Já foram realizadas 5 visitas ao país.

 

José Moreira faz questão de reforçar que a iniciativa não recebe a atenção devida da comunidade brasileira dos EUA, e que as ações promovidas pela organização só se viabilizam por apoios da comunidade americana. “ É muito fácil criar uma organização filantrópica nos EUA, muito mais que no Brasil, o difícil é mantê-la. Felismente temos parcerias realizadas com a instituições americanas e recebemos muitas doações de americanos sensibilizados com a causa. Gostaríamos de contar com mais apoio da nossa comunidade, porque afinal, mais do que uma oportunidade para os americanos de conhecer nosso país esse é um projeto que tem como objetivo primordial prover o desenvolvimento de crianças carentes no Brasil ” afirma.

 

Como projetos futuros, José pretende fundar uma organização que conscientize os estudantes brasileiros de High School nos EUA, levando informação e oportunidade de agirem com cidadania. “ É um projeto que desejo realizar em breve. Possivelmente se chamará International High School Association e espero contar com o incentivo de parte da comunidade de nosso país” afirma José.

 

Para mais informações acerca da Discover America and Brazil Foundation, acessar o site www.dabf.org ou entrar em contato com José Moreira, pelo telefone (617) 372 – 1986.

Fonte: (ANBT - Agência de Notícias Brazilian Times)

Top News