Publicado em 25/11/2008 as 12:00am

ThanksGiving é oportunidade para confraternizar e comprar!

Já tradicional, o Dia de Ação de Graças, ou ThanksGiving, é um dos feriados mais esperados do ano, e contém dois significados que, apesar de não serem próximos, são igualmente valorizados

Por Marcelo Zicker


Já tradicional, o Dia de Ação de Graças, ou ThanksGiving, é um dos feriados mais esperados do ano, e contém dois significados que, apesar de não serem próximos, são igualmente valorizados. O primeiro é o religioso, pois se trata de um dia de gratidão a Deus, de dar graças aos bons momentos do ano, reunindo-se família e amigos num ambiente de confraternização, com o tradicional cardápio que caminha entre o Peru inteiro assado, salada de grãos e folhas e o purê de batata . O segundo é em torno da super promoção que a grande maioria do comércio em geral promove no dia posterior ao feriado, conhecido como Black Friday, com descontos que podem ultrapassar os 50% em algumas lojas.

 

 

História da data 

 

Os primeiros Dias de Ação de Graças em New England eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento ao sucesso das colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono  , após a colheita ter sido recolhida.

O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1619. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao bom resultado, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus, peixes além de milho. Cerca de 90 índios também atenderam a festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.

Em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal. Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, ouve um impasse entre os estados para a definição do dia. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional.


O dia seguinte ao ThanksGiving


 

Muitas pessoas aguardam ansiosamente a data para adquirir produtos como laptops, câmeras fotográficas, roupas, instrumentos musicais, entre outros, por preços bem abaixo da média. Para o empresário mineiro Alex Oliveira, 28, a data é importante para atuar no aquecimento da economia em tempos de crise e espantar um pouco a preocupação de economizar cortando gastos. “ As pessoas enxergam na data um bom meio de comprar com inteligência, mais barato, incentivando que as pessoas consumam, aquecendo a economia, melhorando esse panorama negativo que o país enfrenta” . Ele porém, alerta que é importante as pessoas ficarem atentas em sair para as compras com antecedência para adquirir as  melhores ofertas. “ Os melhores produtos ficam esgotados muito rápido nesse dia. Tem pessoas que até acampam na porta das lojas horas antes delas abrirem” afirma Alex, que vive há 7 anos no país. Já a garçonete Andressa Ávila, afirma que não vai deixar de aproveitar a oportunidade para adquirir alguns produtos que lhe fazem falta. “ Vai ser uma boa oportunidade para comprar minha máquina fotográfica ou até mesmo pensar em adquirir um laptop” afirma ela.

 

 

Comércio brasileiro

 


A mesma euforia com a data, não encontra a mesma receptividade entre os empreendedores brasileiros. A loja Brazil Legal , de materiais esportivos, situada em Somerville – MA, não pretende fazer nenhum tipo de promoção e enxerga o fenômeno de compras de modo mais pessimista. “ Apesar de contarmos com uma clientela fiel e que está sempre adquirindo nossos produtos, não acredito que será vantajoso para nós diminuir o preço de nossos produtos. Pertencemos à um ramo mais segmentado, com clientes mais definidos, então não vale a pena” afirma Neuza Antunes, atendente da loja. Já o ramo de restaurantes, vê com bons olhos a data, principalmente no dia do ThanksGiving, onde oferecem desde o tradicional Peru inteiro no cardápio até pacotes de buffet. O Midwest Grill, situado em Cambridge – MA, oferecerá no dia 27 encomendas de Peru, além de disponibilizá-lo no cardápio da casa. “ Vamos oferecer no dia, encomendas de perus variando de pesos entre 18 e 22 libras. Justamente para atender ao momento de confraternização, que irá reunir família e amigos. É um dia especial, por isso devemos valorizá-lo como tal” afirma Gilmar Pinto, proprietário do local. O Oliveira’s Restaurante também contará com um cardápio especial para o dia, oferecendo um Buffet à vontade, por $25, que incluirá uma taça de vinho ou uma cerveja, além de um show de MPB ao vivo.

 

Fonte: (ANBT - Agência de Notícias Brazilian Times)