Publicado em 27/11/2008 as 12:00am
Brasileiros presos em ação do FBI com ICE têm pertences roubados
Em mais um desdobramento do intrigante caso da ação surpresa da ICE com o FBI no dia 21 de Novembro em Somerville - MA, que resultou na prisão de seis brasileiros
Por Marcelo Zicker
Em mais um desdobramento do intrigante caso da ação surpresa da ICE com o FBI no dia 21 de Novembro em Somerville - MA, que resultou na prisão de seis brasileiros, sendo dois deles acusados de falsificar documentação, a investigação se volta pra outro aspecto da operação. Seria a autoria dos diversos furtos ocorridos no apartamento dos brasileiros no dia seguinte à ação, que incluía documentação, dinheiro em cash, e itens de vestuário, como roupas e tênis.
Os ex-moradores do local, que atualmente dividem outra residência, estão revoltados e tem algumas pistas de quem pode ter sido o autor do roubo. Por enquanto, a polícia local já foi acionada para trabalhar na investigação, que está ainda no início.
Quartos revirados
Pertences espalhados por todos os lados. Essa foi a imagem mais chocante dos quartos do apartamento situado na 36, Otis Street, em Somerville, MA, onde a reportagem do Brazilian Times teve acesso horas após o ataque-surpresa. Inicialmente, pensava-se que a situação fazia parte da operação de busca e reconhecimento do local. Porém, ao serem liberados, os moradores foram até ao apartamento recolher suas coisas e verificaram que muita coisa havia sido perdida. “ Eles estão revoltados e tristes ao mesmo tempo, porque como não foi a polícia, deve ter sido alguém que era próximo deles, que visitava a casa, que tinha alguma relação com alguém que morava ali. O pesadelo ainda não terminou, infelizmente” relata um amigo dos rapazes, que prefere não se identificar. Segundo ele, a polícia já tem trabalhado com alguns suspeitos e, eles esperam ansiosamente para reaver as coisas roubadas. “ Tem amigo meu que não tem dinheiro nem para comer, pra pagar o aluguel. Além de terem passado um grande constrangimento, porque foram presos sem merecerem, agora ainda contam com esse problema de terem suas coisas roubadas. É muito revoltante” afirma.
Como tudo começou
(BOX)
Na sexta-feira, dia 21, uma força-tarefa que reuniu o FBI, a ICE, a State Police e a Local Police terminou na detenção de seis brasileiros em um apartamento situado na 36, Otis Street. Aproximadamente 30 policiais adentraram o recinto em ataque surpresa, arrombando as portas, realização a detenção de todos os moradores.
A operação consistia na apreensão de um brasileiro conhecido como ‘Moranguinho’, que seria o ‘cabeça’ de um esquema de falsificação de documentos ( Social Security Numbers, Green Cards, Driver’s Licenses). O mineiro Danilo Melo também foi identificado como parceiro de ‘Moranguinho’ no esquema e ficará preso até o julgamento do caso. Os outros quatro moradores da casa foram levados para a penitenciária de Boston, onde passaram a noite e realizaram exames, sendo liberados em seguida.
Fonte: (ANBT - Agência de Notícias Brazilian Times)