Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/12/2008 as 12:00am

De Faxineiro a Procurador da República

Trata-se da história do Procurador da República em Porto Alegre, Manoel Pastana

Trata-se da história do Procurador da República em Porto Alegre, Manoel Pastana. Por meio de uma vida centrada nos estudos, mesmo diante de muitas dificuldades, o paraense da Ilha do Marajó provou com sua história de vida que é possível almejar e conquistar objetivos. Ensinando técnicas vivenciadas por ele próprio, fornece estratégias de como ser aprovado em concurso público. Faz analogias instigantes de como prosperar e vencer na vida.

Natural de uma família bem humilde, Pastana passou por diversas privações quando criança e adolescente. Trabalhou como faxineiro em uma padaria em Brasília, dormindo no depósito em caixa de papelão e cobrindo-se com um cobertor cheio de “orifícios”. Seu sonho era trabalhar na Aeronáutica, onde serviu no quartel da Polícia da Aeronáutica. Durante o dia, ocupava-se com intensas atividades físicas e, à noite, preparava-se para concurso. Começou a usar a leitura como escada para seu sucesso de vida e só conseguiu galgar vitórias. Exerceu vários cargos públicos (sempre por concurso) até chegar ao topo de Procurador da República, considerado o concurso mais difícil do Brasil.

Vontade e obstinação são palavras sempre usadas pelo procurador, dizendo-se capaz de superar qualquer obstáculo na vida. Estudou em escola pública e sempre foi um autodidata, ou seja, não se restringia apenas às matérias do colégio, concursos ou faculdade. Sempre teve a curiosidade de ler. No início da sua vida, quando não tinha mais livros, buscava jornais velhos e até bula de remédio para não perder o hábito da leitura.

No primeiro concurso, que exigia apenas o primeiro grau, conseguiu passar somente na quinta tentativa. Todavia, com sua determinação, desenvolveu técnicas de estudo e estratégias para concurso, transformando-se em um “expert” altamente competitivo. A prova disso é que no primeiro concurso, após a conclusão de ensino superior em Direito, passou em primeiro lugar.

Seu livro também divulga denúncias contundentes no Ministério Público Federal (MPF) e na própria Presidência da República, mostrando casos de bastidores nunca revelados.

Mais informações no http://www.editorapastana.com.br/

Noite de Autógrafos

No próximo dia 10 de dezembro, a partir das 18h30, o autor Manoel Pastana estará autografando seu livro “De Faxineiro a Procurador da República”, no Acervo do Poeta (Mezanino) da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736), Centro, Porto Alegre/RS. Às 19h30 Pastana irá proferir uma palestra sobre sua obra.

Fonte: (Terezinha Tarcitano)

Top News