Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/12/2008 as 12:00am

MEUS MENINOS DE OURO

Num dos trechos da Mata Atlântica, no interior do Rio de Janeiro, desponta a aprazível cidade de Mendes

Por Maurício Mendes


Num dos trechos da Mata Atlântica, no interior do Rio de Janeiro, desponta a aprazível cidade de Mendes. De terra fértil, bem localizada, ar puríssimo, sendo o quarto melhor clima do mundo, cuja temperatura gira em torno dos 18 graus, ainda possui habitantes  acolhedores e generosos. Suas colinas verdejantes propiciam interessantes passeios ecológicos e, no centro da cidade, pontos históricos encantam os visitantes. A Igreja Matriz de Santa Cruz, fundada em 1857; a Casa do Barão de Santa Cruz, do século XIX, lembrando a era do cultivo do café na região; a Estação Ferroviária, inaugurada em 1911, toda construída em pinho de riga dentro dos mais belos padrões da época; e o famoso jequitibá (o ‘gigante da floresta’, em tupi-guarani) de 23m de altura por 5,95m de circunferência, estimado em cerca de 1.300 anos de idade. Ao redor, belíssimas paisagens são contempladas dos mirantes Boa Esperança, do Cruzeiro, do Sítio Rancho Fundo, enquanto rios cristalinos deságuam nas cachoeiras do Amaral, do Hotel Cascatinha e do Sanatório. Um deleite para os turistas.

     Recentemente, os festejos dos 55 anos da emancipação  do município (definitivamente instalado em 11 de janeiro de 1953) mexeram com as pessoas, assim como, o projeto “Choro na Praça” que  reuniu cantores e instrumentistas de diversas regiões. Foi um sucesso!

        No aspecto social, há que ser ressaltada a participação daqueles que se preocupam com os demais. Daqueles que acreditam num Brasil melhor, como o conceituado professor Janér Baptista de Oliveira, envolvido em magnífico trabalho voluntário na APAE (Associação dos Pais e Amigos da Escola)/BRASIL-Mendes. Lá, ele é instrutor no processo de educação artística dos seus especialíssimos “meninos de ouro”, conforme gosta de chamá-los, acrescentando: “esses meninos e seu professor tem um sonho – viver e crescer num país de utopias”. E, em mensagem ao Brazilian Times, dá maiores detalhes:

        “Maurício Mendes, de repente, quando se ouve falar de Brasil, não sei qual é a imagem que vêm à cabeça dos americanos; creio que depende da ótica e da cultura de cada cidadão. Mas, através desse meu pequeno relato e do registro de minha foto, realizo um trabalho voluntário de desenvolvimento de cultura e arte para crianças e adultos, para mostrar que, num "oco" de mundo de um país chamado BRASIL, tentamos formar pessoas de bem, mostrando o valor da dignidade e da retidão de caráter. No Brasil, caríssimo repórter, existem cidadãos bem intencionados, como em qualquer outra parte do mundo. Acredito que, para esses "meus meninos", não é preciso percorrer todo o mundo para "se saber que o céu é azul em todas as partes". Vivem num mundinho besta e sem objetivo? Não sei! Pela convivência que tenho com eles - aliás, com quem eu muito aprendo todos os dias - eu os vejo como pessoas FELIZES.  Esses cidadãos nasceram dos sonhos de seus pais; conseqüentemente, eles também têm seus sonhos. Eu, como instrutor no processo de educação artística, tento acalentar seus sonhos, sonhando junto com eles, para que enxerguem um pouco mais colorido, através da arte, sendo, não só alunos - mas, sobretudo GENTE! São pessoas de bem com a vida, mostrando que o mundo é feito de otimismo. E é dentro desse espírito de otimismo, que estou me unindo a Cássia Abdala, Leila Botelho, Geilson Carreira, Luiz Augusto Vicente, Fábio Vieira e Ricardo Guimarães - cidadãos brasileiros, para levar o abraço de nosso povo, nos votos de sucesso a um novo governo, aliado aos desejos de um Feliz Natal para todos os americanos”.

        Janér Baptista de Oliveira

        Rua Capitão Júlio Vieira, 307/302

        CEP: 26700-000 – Centro – Mendes/Rio de Janeiro – Brasil

        E-mail:jbaptista@sulrj.com  

     Pessoas iguais ao professor Janér são a esperança deste mundo tão conturbado, onde o homem se torna cada vez mais egoísta e egocêntrico.  

      Quaisquer informações da APAE/BRASIL-Mendes podem ser obtidas através do endereço acima.

     Sobre a cidade de Mendes, vale a pena conhecer esse maravilhoso paraíso ecológico!

Fonte: (ANBT - Agência de Notícias Brazilian Times )

Top News