Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/12/2008 as 12:00am

Cônsul Mário E. Saade declara mensagem de natal

Mudanças, metas futuras e a persistente dificuldade com a forte demanda das procurações foram os temas abordados pelo embaixador

Por Elizabeth Simões


Mesmo com a agenda repleta de compromissos, o Embaixador Mário E. Saade, recebeu a equipe de jornalismo do Brazilian Times, no Consuldo Geral do Brasil em Boston-MA, para expressar a sua declaração de feliz natal e desejar votos de próspero ano novo aos cidadãos brasileiros. Como o mês de dezembro é o tempo de fazer revisões e traçar perspectivas futuras, o encontro com o embaixador tornou-se também na análise das principais realizações internas no consulado.

Mário E. Saade sintetizou o ano fazendo uma avaliação positiva. Primeiro atribuiu a boa fase ao aumento do número de funcionários no consulado, dois a mais. Ele, elencou também outro aspecto favorável, “Apesar da demanda dos serviços consulares ter permanecido em patamares muito elevados, o balcão de atendimento continuou a entregar os documentos no mesmo dia”, e acrescentou que aproximadamente 70 mil pessoas expediram documentos em 2008.

Analisando a elevação dos pedidos de  procurações, que normalmente já representam um dos serviços cartoriais mais procurados pelas pessoas, o embaixador deduziu, que desde o início de janeiro, “Mesmo com os constantes comentários sobre o retorno dos brasileiros ao país, ouve um fenômeno interessante, pois o aumento dessa demanda, que poderá encerrar o ano com até 6 mil emissões, indica o contrário, que a grande parcela dos brasileiros não tem planos imediatos de deixar os Estados Unidos”, ele constatou com base na funcionalidade desse instrumento legal, requerido para representar o cidadão ausente.

Procurações – Antes de ir ao consulado, os cidadãos também podem se preparar para aumentar a velocidade das formalidades. Uma das maneiras de otimizar o tempo é trazer pronto o objeto da procuração, referente a descrição do objetivo do documento. “O funcionário poderia inserir o disquete com as informações, formatá-las e agilizar o atendimento”, disse.

A iniciativa pouparia o esforço do funcionário de conversar com o cliente para extrair dele todos os dados necessários para que seja preenchida essa parte da procuração. “Comparecer munido com todos os elementos e com o texto do objeto da procuração melhora o tempo de espera”, disse.

Presos brasileiros- De acordo com o embaixador, atualmente o programa presidiário, de assistência a brasileiros, possui o cronograma de cinco visitas mensais aos presídios estadunidenses. “Os funcionários entrevistam os presos para verificar se há reclamações de saúde, alimentação, tratamento e sobretudo para conferir a situação documental. Caso alguns deles não tenham passaporte, o consulado providênciará a ARB (Autorização de Regresso ao Brasil ) para permitir a viagem. A quantidade de brasileiros presos na Nova Inlgaterra varia em torno de 180 a 200, maior do que no ano passado, quando a população carcerária estava em cerca de 150”, disse.

O embaixador também comentou que os presos que não possuem nenhuma identificação, não ficam retidos nas cadeias por falta de ARB. Pois conforme ele, os funcionários do programa de assistência providênciam investigações no Brasil, com o intuito de rastrear as identidades necessárias à emissão da ARB, com urgência. Mário E. Saade também considerou que gostaria de diminuir os intervalos dessas entrevistas, aumentando para oito mensais.

Planos para 2009 – Tendo completado dois anos à frente do Consulado de Boston, Mário E. Saade também falou sobre as metas futuras, “Melhorar o atendimento à comunidade brasileira”, seu foco principal. Destacou também, “Aperfeiçoar o consulado do ponto de vista da informatização, adquirir mais computadores e atualizar alguns sistemas de controles existentes. Tudo com uma perspectiva modesta porque, hoje  o maior esforço do Ministério é a implantação do sofisticado Sistema Consular”, referiu-se ao software que integrará diversos órgãos nacionais.

Encerrando a entrevista, Mário E. Saade reiterou os votos de boas festas e prosperidade aos cidadãos. O Consulado Geral do Brasil em Boston está localizado no 20 Park Plaza, suite 1420, para mais informações acesse www.consulatebrazil.org .

Fonte: (ANBT - Agência de Notícias Brazilian Times )

Top News