Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/01/2009 as 12:00am

Brasileiros brindam virada de ano festejando Obama

Em muitas das confraternizações de fim de ano, a posse do novo presidente foi assunto recorrente nas mesas dos brasileiros, que depositam esperança numa ampla reforma migratória

Por Marcelo Zicker

No próximo dia 20 de janeiro, o mundo inteiro irá assistir a posse do novo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. O fato, visto com o começo de uma nova era na política americana , a começar por se tratar de um afro-americano assumindo o poder, também está mexendo com as expectativas e esperanças dos brasileiros indocumentados. A realização de uma  ampla reforma migratória, que poderia legalizar grande parte dos imigrantes em situação irregular no país é esperada por mais de 12 milhões de estrangeiros que residem por aqui.

 

Reunidos em casa, na noite do dia 31 de Dezembro, a família da mineira Josiane Passos, não falava de outra coisa. “ Acredito que Obama poderá fazer muito por nós. Ele passa a imagem de alguém que vai fazer esse país melhor. Melhor pros americanos e pra nós, imigrantes, que também fazemos parte dessa sociedade. Ele ainda é negro e tem até uma tia que é imigrante aqui nos EUA” afirma Josiane, exaltada. Ela , que também é negra, diz se sentir que a vitória do democrata foi acima de tudo uma vitória da igualdade racial. “ Uma nação tão preconceituosa como essa, eleger um presidente negro e filho de imigrantes é um fato histórico” completa a garçonete, há 6 anos morando no país.

 

Já na casa de Januário de Almeida, que diz ‘nunca ter se interessado por política’ antes da última campanha presidencial americana, a expectativa em se ver legalizado é muito grande. “ Tenho certeza que o Obama vai entrar e vai ‘dar documento’ pra nós. O presidente Bush não fez nada pelos imigrantes, pelo contrário, só deixou tudo mais difícil. No Obama eu acredito, ele vai fazer ‘coisas boas’ para os brasileiros e os outros imigrantes” afirma esperançoso. O paraibano, que há 8 anos desembarcou em Massachusettts, afim de sustentar seus 3 filhos e mulher no Brasil, acredita que um dia possa trazê-los para cá. “ Depois de tanto tempo morando aqui nessa terra, acho que o melhor mesmo seria ficar por aqui , trazer a família toda, ‘meus meninos’, minha mulher. Se o Obama fizer o que todo mundo tá falando que ele vai fazer, vou poder realizar esse sonho” desabafa.

 

Nem na ‘cachaçada’ promovida por ‘Bizorrão’ , ‘Passarinho’ , ‘Claúdio’ , ‘ Jãozinho’ e “Dega” Obama deixou de ser asssunto constante. Eles, que afirmam nunca terem se interessado muito por política, pela primeira vez , acham que ‘coisa boa’ pode estar por vir. “ O “negão” vai entrar e melhorar tudo pra ‘nois’. Esse tanto de brasileiro que está ilegal aqui, vai ser legalizado e ter documento pra trabalhar aqui na ‘américa’” afirma ‘Passarinho’. Embora a maioria permaneça otimista, ‘Jãozinho’ insisti em achar que nada vai mudar. “ Político é tudo igual. Fala que vai fazer, promete um monte de coisa, e não cumpre nada. O Obama não vai ser igual o Bush, mas também não vai mudar tanto assim” opina o mato-grossense.

 

Fonte: (ANBT - Agência de Notícias Brazilian Times )

Top News