Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/01/2009 as 12:00am

Departamento de Saúde Pública de MA lança material em português

O AVC causa mortes e incapacidades a um ritmo alarmante. O problema é ainda maior em comunidades de língua portuguesa. O tratamento rápido pode prevenir a morte ou as incapacidades

O AVC causa mortes e incapacidades a um ritmo alarmante. O problema é ainda maior em comunidades de língua portuguesa. O tratamento rápido pode prevenir a morte ou as incapacidades.

Somente 17% da população de Massachusetts conhece os sinais de um AVC, um das causas principais de incapacidade em adultos e a terceira causa de mortes no estado. Para ajudar as pessoas que falam português a reconhecer os sintomas e sinais do AVC, e para dar ênfase à importância de ligar para o 9-1-1 perante qualquer sintoma ou sinal de um AVC, o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts (MDPH) criou uma série de materiais educacionais em português sobre o AVC.

“Esses materiais de alta qualidade irão ajudar às inúmeras pessoas que falam português no nosso estado a reconhecer os sinais e os sintomas de um AVC,” disse o Comissionado do MDPH, John Auerbach.  “Esperamos que isto resulte em um tratamento mais rápido, que é essencial para a recuperação de um AVC. Mais de 25% dos moradores de Fall River e New Bedford falam português em casa. Em Somerville, o número é 12%. Portanto existe um público grande para esses materiais de grande importância informativa.”

A peça central dessa campanha é um atraente vídeo de três minutos de duração que combina música e desenhos animados para ensinar os sinais e sintomas do AVC – seus efeitos na fala, mobilidade dos braços e a expressão facial – ao mesmo tempo que ele dá ênfase à necessidade de receber atenção médica imediata. Os materiais produzidos pelo MDPH são uma adaptação cultural, não uma tradução, criados para levar as pessoas a aceitar e lembrar melhor a mensagem. Eles são adequados para todas as pessoas de língua portuguesa sejam elas do continente europeu, das ilhas dos Açores e da Madeira, das ex-colônias africanas ou do Brasil.

Além do vídeo, a campanha inclui uma brochura, pôster, cartão de bolso e uma apresentação eletrônica de PowerPoint que pode ser usada por professores, pessoal do corpo de emergências, pessoas que cuidam de outrem e líderes comunitários para ensinar a reconhecer um AVC. No caso de ocorrer um AVC ou outra emergência de saúde, as pessoas devem saber que ao ligar para o 9-1-1 em Massachusetts as operadoras têm acesso a intérpretes em 150 línguas, inclusive o português.

Para mais informação escrita em português, inglês e espanhol sobre os sintomas e sinais do AVC, vá ao site www.MAClearinghouse.com/CatalogPageHDSP.htm ou ligue para o 1-800-952-6637. Esses materiais são gratuitos para os moradores de Massachusetts.

O MDPH procura formar parcerias para distribuir informação sobre o AVC. Além deste comunicado de imprensa, temos artigos pequenos sobre o AVC em inglês, português e espanhol. Se quiser receber uma cópia desses artigos, por favor entre em contato conosco. Por gentileza, considere distribuir essa informação aos seus leitores ou acrescente nosso link na sua página de internet. Use o endereço eletrônico acima para encaminhar os leitores para os nossos materiais.

Fonte: (Da redação)

Top News