Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/02/2009 as 12:00am

Artista brasileira reconhecida em Massachusetts

Margarete Mattos é artista plástica, natural do Espírito Santo e mora em Cambridge

Margarete Mattos é artista plástica, natural do Espírito Santo e mora em Cambridge. Tem feito inúmeras exposições, no Brasil e nos Estados Unidos, apresentando seu trabalho com pintura de minério de ferro em tela.

Ela se interessou por utilizar minério a partir de uma exposição que houve em Vitória com o tema “Como você vê a sua cidade”? Ela resolveu, então, pesquisar que tipo de material diferente haveria na região, para que ela pudesse transpor idéias novas para seus quadros.

Como residia, naquela época, numa cidade portuária, Margarete saiu para descobrir novas fontes de inspiração. Descobriu, então, que todo minério de ferro que sai de minas brasileiras passa pelo porto de Vitória. O pó de minério movimenta o local e oferece oportunidade de emprego para muita gente.

Com esses dados e, evidentemente, a matéria prima em mãos, Margarete começou a criar sua produção atual, que é o comportamento dos materiais sobre a superfície da tela. Os materiais escolhidos buscam um confronto entre matérias-primas oriundas da natureza e as fabricadas pelo homem. Terras, minérios e pigmentos de óxido de ferro se contrapõem e se sobrepõem a vernizes, ceras, resinas acrílicas e vinílicas. Da sobreposição desses materiais resultam relevos, texturas, brilhos, opacidade e aveludados em figuras de formas básicas, como círculos e retângulos.

Foi “descoberta” pela Companhia Vale do Rio Doce, as portas das minas foram abertas e Margarete, então, verificou a quantidade de cores expressivas dos minérios e minerais. Foi só começar a criar, que as exposições apareceram.

Enviou seu portfolio para diversos países, descobriu que muita gente não conhecia aquele tipo de material. Com isso, chegou em Boston, trouxe alguns trabalhos, expôs alguns deles num salão de arte brasileira intitulado A Cara do Brasil e o resto é história. Foi reconhecida pelo júri com o Primeiro Lugar, mostrando um verdadeiro pedaço do Brasil.

No último sábado, num clima bem televisivo, jornalístico e internauta, alguns representantes da mídia brasileira de Massachusetts se juntaram para uma “coletiva”com a artista, que os recebeu em seu apartamento de Cambridge com uma simpatia “prá lá de Capixaba”, o que resultou nessa aliança tríplice entre os sites SuaTV.tv, OFAvorito.com e, evidentemente, o seu jornal predileto de New England, Brazilian Times.

Portanto, aos leitores mais interessados, além da leitura dessa singela dissertação, sugerimos uma “viagem” pelas imagens lindas dos quadros de Margarete através da SuaTV, as belas fotos de Silvia Rocha já disponíveis no site Ofavorito e, como não poderia deixar de ser, tanto na TV quanto no site, observarem a atenta e elegante atriz e apresentadora Shariane Hillier dando o “ar”de sua graça.

Para aqueles que desejarem saber mais dos trabalhos de Margarete, eis o seu email: margmattos@hotmail.com

Fonte: (ANBT - Agência de Notícias Brazilian Times )

Top News