Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/04/2009 as 12:00am

Brasileiros em NJ desabafam sobre burocracia em adquirir 'driver's license'

A chefe do Homeland Security, Janet Napolitano, prometeu rever a lei vigente. Brasileiros relatam insatisfação pelas burocracias impostas pela lei

 

Uma grande demanda da comunidade indocumentada que reside nos EUA é o direito à carteira de motorista. As dificuldades impostas pela ausência desse importante item de cidadania, são muitas e tem causado cada vez mais inconvenientes para a comunidade brasileira.

O governador de New Jersey, Jon Corzine se mostrou , em últimos depoimentos sobre o assunto, ser a favor de diminuir as burocracias para adquirir a driver’s license, do estado. Ele porém afirma que a iniciativa tem que partir do governo federal inicialmente, para depois os estados acatarem as novas medidas.

 

Brasileiros revoltados

Conhecida por possuir uma extensa comunidade brasileira, a cidade de Newark – NJ é só mais um cenário das dificuldades, que infelismente terminam na ilegalidade. “ Somos indocumentados, mas pagamos nossos impostos, contribuimos para o estado de várias formas. Acho mais do que justo, termos o direito de possuir a carteira” afirma F.L, de 26 anos, que prefere não se identificar. “ O que nos resta é andar sem carteira mesmo, meu trabalho é basicamente dirigir, e como não tenho saída, dirijo sem o documento, correndo risco de ser pego pela polícia” confidencia o catarinense, que trabalha como delivery driver em uma pizzaria da cidade.

Quem também testemunha sobre o descaso é M.T, que há mais de 5 anos residindo nos EUA, nunca possuiu o documento. “ Aqui é um país muito difícil de viver sem carteira de motorista. Os EUA  tem que entender que é melhor dar a carteira do que deixar que todos esses imigrantes dirijam sem documentos. E pode apostar que eles fazem isso” testemunha o mineiro, com revolta.

Driblando a burocracia

Dentre os 50 estados americanos, somente 4 não exigem comprovação de residência legal no país para adquirir a carteira de motorista. Washington, Illinois, Maryland e New Mexico são os estados procurados por muitos imigrantes que desejam adquirir uma carteira de motorista. “ Eu tirei minha carteira em Maryland. Viajei até lá, consegui um comprovante de residência de lá e consegui tirar minha ‘driver’s’. Apesar de não ser completamente legal dirigir em New Jersey com a carteira de outro estado, é melhor do que nada” afirma M.T. Já F.L , cuja carteira é de Washington, afirma que esse é o caminho de muitos brasileiros. “ Muitos amigos meus fizeram o mesmo, e alguns trabalham como eu , com o carro. Se alguma lei vier, vai dar condição de agirmos com a lei. A proibição, não nos impede de continuar trabalhando, só contribui para mais prisões, côrtes, multas, carros rebocados” desabafa.

Fonte: (Da Redação)

Top News