Publicado em 8/04/2009 as 12:00am

Brasileiro de MA bate com carreta e mata 2 pessoas na Califórnia

Marcos Barbosa, reside em Everett e já atuou como pastor evangélico na "igreja do Pastor Oriel de Jesus"

 

Devido ao acidente, o departamento de trânsito da Califórnia (Caltrans) cancelou temporàriamente, por 90 dias, o trânsito de carretas na Highway conhecida como Angeles Crest Highway (California 2 ou freeway 210). A medida foi tomada no sentido de se decidir quais os regulamentos que serão tomados para a melhoria da segurança naquela estrada montanhosa, após o acidente causado pelo brasileiro, que matou 2 pessoas e feriu outras 12. O motorista foi preso e acusado de dirigir perigosamente e por matar 2 pessoas sem intenção de assassiná-las.

O departamento de trânsito de highways da Califórnia vinha sendo alvo de diversas críticas,  por não ter feito nada para melhorar a segurança da estrada, desde que um acidente com carreta ocorreu na mesma área no ano passado.

Durante o cancelamento, os administradores da Caltrans vão examinar várias opções, inclusive a de instalação de um sistema especial de faixas adjacentes à estrada chamado truck-arrester, feito de areia e cascalho, para onde os camioneiros podem remeter as carretas que não consigam freiar normalmente.

Segundo o deputado democrata Anthony Portantino, “esse é um passo importante para melhorar as condições de segurança dessa estrada, esses 90 dias serão a chave para que tudo seja feito corretamente”.

Políticos locais têm chamado a atenção da Caltrans por meses. Em setembro do ano passado, uma carreta transportando 78 mil libras de cebola perdeu o freio e foi parar num estacionamento de um restaurante, avariando diversos carros e fazendo vários feridos, na altura do quarteirão 1000 da Foothill Boulevard na mesma estrada Freeway 2.

O acidente provocado pela carreta do brasileiro

Marcos Barbosa da Costa, de 43 anos, é casado mora em Everett, Massachusetts e é natural de Curitiba, no Paraná. Segundo seu amigo Álvaro Filho, que entrou em contato com a redação do BT, Marcos teria começado a trabalhar com carretas “Double-deck”  há cerca de um ano e sempre dirigia pelos estados do Texas, Flórida, Califórnia e Georgia, sem ter tido qualquer problema. Marcos também é pastor evangélico, tendo trabalhado com o pastor Oriel e é considerado uma pessoa do bem.

Ele foi acusado de condução negligente de um veículo e de ter cometido um acidente com morte sem intenção de matar. Ele conduzia seu Double-deck (cegonha de transporte de automóveis), teve problemas nos freios do veículo, bateu em vários carros antes de espatifar a frente de uma livraria no quarteirão 900 da mesma Foothill Boulevard na Angeles Crest Highway. Os moradores da cidade de Palmdale Angel Jorge Posca, 58, e sua filha de 12 anos de idade, Angelina, morreram no local.

O Chefe da CHIP (California Highway Patrol) Warren A. Stanley, comandante da Divisão Sul em Glendale, comentou que é muito perigosa a utilização da Angeles Crest Highway como um atalho de camioneiros. “Teremos muito mais cuidado de agora em diante, os camioneiros entenderão que esse atalho deve ser evitado”, disse.

Fonte: (Da Redação)