Publicado em 27/04/2009 as 12:00am
Jogadora Marta joga sábado em Boston
Acontecerá no sábado, dia 2 de maio, às 19 horas, no Harvard Stadium, em Boston-Massachusetts, uma partida de futebol entre Los Angeles Sol e o Boston Breakers, times da liga feminina americana de futebol
Acontecerá no sábado, dia 2 de maio, às 19 horas, no Harvard Stadium, em Boston-Massachusetts, uma partida de futebol entre Los Angeles Sol e o Boston Breakers, times da liga feminina americana de futebol.
O Los Angeles Sol (3-0-1) ocupa o primeiro
lugar e o Boston Breakers (2-2-0) ocupa a terceira colocação. Ambos times tem
as melhores ataques da liga.
O jogo apresenta duas das melhores
jogadores do mundo que estão empatadas em gols marcados. Kelly Smith jogadora
da Inglaterra que joga para
Marta foi escolhida
O time de
Conheça Marta
Marta passou pelas dificuldades que muitos jogadores enfrentam até alcançar uma vitoriosa carreira. Teve uma infância difícil, no interior de Alagoas, onde foi criada pela mãe e pela avó. Jogou muitas peladas nas ruas de Dois Riachos, onde já se destacava graças a seu talento natural.
No entanto, Marta teve um problema a mais
que os demais jogadores em suas histórias de superação. Por ser mulher e viver
em um país em que o futebol feminino nunca teve seu devido valor, a brasileira
teve que lutar ainda mais. Depois de passagens por CSA (AL) e
Pelo Vasco, Marta conseguiu alcançar a Seleção Brasileira adulta. Foi quando ela apareceu para o mundo. A conquista do Pan-Americano e as boas atuação na Copa do Mundo feminina, ambos em 2003, garantiram à jogadora uma chance de atuar no futebol europeu.
Com a camisa do Umea IK, da Suécia, Marta agarrou a oportunidade. Logo em seu primeiro ano pelo novo clube, foi artilheira do campeonato nacional, com 22 gols, e faturou o título da Copa Uefa feminina. A brasileira foi decisiva na competição européia, com três gols marcados nas finais.
Nos anos seguintes, manteve o sucesso no
Pela Seleção, o tom é de frustração. Apesar de feitos inéditos, a brasileira não esconde o desejo de faturar um título de grande expressão com a Amarelinha. Marta já bateu na trave três vezes.
Em 2007, perdeu a final da Copa do Mundo feminina para a Alemanha. Ainda assim, foi eleita a melhor jogador da competição. A atacante ficou ainda com as medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008). Nas duas ocasiões, perdeu para os Estados Unidos na prorrogação.
Os tropeços com a Seleção, no entanto, não mancharam a carreira de Marta. Pelo contrário. Sem títulos, mas com grandes atuações, a brasileira foi eleita três vezes a Melhor Jogadora do Mundo pela Fifa (2006, 2007 e 2008). Agora, será a estrela da Women's Professional Soccer (WPS), recém-criada liga americana feminina, em que atuará pelo Los Angeles Sol.
Confira a ficha técnica
de Marta:
Nome: Marta Vieira da
Silva
Data de nascimento: 19/02/1986, em Dois Riachos (AL)
Clubes: CSA, Vasco, Santa Cruz, Umea IK e Los Angeles Sol
Títulos: Campeonato Sueco (2005, 2006, 2007 e 2008), Copa da Suécia (2007) e
Copa Uefa (2004), pelo Umea IK; Pan-Americano (2003 e 2007) e Sul-Americano
(2003), pela Seleção
Prêmios individuais: Melhor Jogadora do Mundo da Fifa (2006 e 2007), Bola de
Ouro da Copa do Mundo Feminina (2007) e Chuteira de Ouro da Copa do Mundo
Feminina (2007)
Fonte: (Da redação)