Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/05/2009 as 12:00am

Flórida será palco de evento sobre a comunidade brasileira

Seminários culturais, reuniões de imprensa, shows e cerimônias de premiações trarão ao estado milhares de participantes e delegações de 14 países


 Por Gilvan De Sergipe


Miami e Fort Lauderdale transformarão o estado da Flórida no maior caldeirão cultural brasileiro dos Estados Unidos no mês de maio. Estima-se que os eventos realizados dias 7, 8 e 9 nas duas cidades atrairão quase 10 mil participantes interessados em cultura brasileira, desde estudantes americanos e latinos, até diplomatas e artistas, desde representantes de entidades como a Harvard University e Banco do Brasil, até as delegações de 14 países que participarão do seminário Focus-Brazil 2009.

O carro-chefe dos principais eventos é indubitavelmente o seminário internacional Focus-Brazil 2009, que está realizando sua quarta edição anual. Tendo crescido desde 2006 tanto em número de participantes quanto em importância histórica para a organização das colônias brasileiras emigrantes, o encontro novamente reunirá respeitados profissionais de diversas categorias que discutirão em oito painéis cultura, imprensa, eventos, música, filmes, literatura, turismo entre outros temas da produção brasileira no exterior. Japão, Austrália, Canadá, Alemanha, Brasil, Espanha, Portugal, França, Cuba, Coréia do Sul, Inglaterra, Holanda, Angola e Bélgica estarão presentes com suas delegações. Representantes das universidades de Harvard, Texas e New York confirmaram presenças através de seus Departamentos de Estudos de Cultura Brasileira. O Focus-Brazil - que tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores, Brazilian American Chamber of Commerce of Florida, Associação Brasileira de Imprensa Internacional, Banco do Brasil, Embraer, entre outras instituições -  será realizado no Broward Center for the Performing Arts, onde foi inaugurado pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil um dos primeiros Pontos de Cultura brasileiros da América. A inscrição para o evento é gratuita e está aberta ao público através do site www.focus-brazil.com. 

Brasileiros pelo mundo - outro importante encontro paralelo ao seminário internacional será a reunião das lideranças comunitárias envolvidas no primeiro grande debate entitulado “Brasileiros pelo Mundo” - realizado em julho do ano passado, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro -, no intuito de dar maior visibilidade à questão da emigração brasileira e de abrir portas de discussão que fomentem o fortalecimento e a organização das comunidades brasileiras que vivem em países estrangeiros. A reunião contará com a presença dos embaixadores Oto Maia e Luiz Augusto de Araújo Castro.

Dois outros encontros de grande significativa para a organização dos brasileiros no exterior são a Terceira Reunião Anual da ABI-Inter (Associação Brasileira de Imprensa Internacional), que tem sede em Nova York e que promoverá novas eleições, e o primeiro encontro nacional de instituições que promovem eventos culturais brasileiros nos EUA. Liderados pelo célebre João de Matos, criador do Brazilian Day de Nova York, considerado o maior evento brasileiro realizado há 25 anos fora do Brasil, dezenas de outros promotores de eventos dos quatro cantos da América farão uma mesa-redonda para promover o intercâmbio de experiências.

Para amenizar o clima tão sério e politizado das três reuniões paralelas ao seminário Focus-Brazil, os organizadores dos eventos idealizaram o I Fest Focus Video Festival, em parceria com a Inffinito Foundation, que promove os festivais de filmes brasileiros de Miami.  O festival de vídeos conta com 14 produções realizadas com temática sobre a vida do imigrante brasileiro.

Prêmios, celebrações e show - Outros pontos altos dos eventos serão as cerimônias do Brazilian International Press Award, realizadas nos dias 7 e 8 no Cinema Paradiso e no Amaturo Theater, respectivamente. Os Prêmios de Publicidade, Marketing e Imprensa do Press Award 2009 serão entregues em evento exclusivo para convidados, dia 7 de maio, a partir das 8 da noite, no Cinema Paradiso, em Fort Lauderdale. A festa, que é restrita a 250 convidados, disponibilizará 50 desses convites ao público em geral, bastando solicitá-los através do site www.pressaward.com.  Dentre as diversas categorias premiadas, o Brazilian Times receberá a estatueta por Cobertura de Eventos Artísticos e Culturais, e Colunista Social do Ano.

A cerimônia de premiação dos ganhadores nas categorias de Arte, Cultura e Comunidade será realizada dia 8, no Amaturo Theater do Broward Center for the Performing Arts. O cantor Toquinho, a TV Globo Internacional e a Brazil Foundation, de Nova York, serão os agraciados com o Lifetime Achievement Awards.

Se sexta-feira é dia de a comunidade brasileira celebrar Toquinho, sábado é dia de Toquinho celebrar a comunidade e o Brasil com o magnífico show  “Toquinho & Friends”, no Parker Playhouse Theater, de Fort Lauderdale, que tem capacidade para uma platéia de 1.200 pessoas. Este sábado, velhas e jovens gerações poderão admirar ao vivo o aclamado talento do lendário cantor, compositor e violonista. Com mais de 40 anos de carreira, Toquinho teve como parceiros musicais ninguém menos que Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Gilberto Gil, Jorge Benjor, Belchior, Baden Powell, entre outros, e é um dos mais respeitados intérpretes da Bossa Nova no exterior. Os fãs do cantor e os interessados em não deixar passar essa imperdível oportunidade de assistir ao vivo ao premiado músico devem se apressar em comprar os ingressos, pois restam poucos assentos disponíveis. As centenas de ingressos de US$ 50 já foram adquiridas, mas há ainda bilhetes de US$ 35. Para quem realmente não quer perder o show que vai fechar com chave-de-ouro o leque de grandes eventos realizados essa semana na Flórida, o ideal é acessar ainda hoje o site www.parkerplayhouse.com/events.   


Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)

Top News