Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/05/2009 as 12:00am

Mercado de mudanças sofre alterações com impacto na comunidade

O mercado das empresas brasileiras de mudanças nos Estados Unidos tornou-se muito pulverizado nos últimos anos com a abertura de muitas novas empresas

 

Por Adriana Saboya


O mercado das empresas brasileiras de mudanças nos Estados Unidos tornou-se muito pulverizado nos últimos anos com a abertura de muitas novas empresas.

Porém não sabe se todas elas trabalham de forma legal, o que pode ser um risco para os cientes.

Recentemente empresas deste segmento faliram deixando mais de 50 containers parados no porto de Santos e inúmeros clientes  perderam ou não sabem exatamente o que acontecerá com os bens enviados.

Portanto, na hora de mudar de país ou enviar pertences para o Brasil ou qualquer outro lugar do mundo, alguns cuidados devem ser tomados para proteger tanto o cliente como a carga. 

Para operar uma empresa de mudanças no mercado americano existem exigências legais de orgãos do governo que tem que ser cumpridas, que são licenças, certificados e seguros obrigatórios como:


Licenças Federais:

DOT – lieiracença do Department of Transportation, necessária para mudanças intra e inter-estaduais.

FMC / NVOCC – non-vessel operational common carrier, que é a licença para operar transporte marítimo sem ser dono de container ou navio;

BOND – garantia exigida pelo governo americano no valor de aproximadamente $ 100 mil dólares por ano, através do qual a empresa assume o compromisso de operar de acordo com a lei, sob o risco de perder o valor depositado.


Licenças Estaduais:

Division of consumer Services, Department of Revenue.

Licenças do condado: Ocupational license

Licenças da cidade:Occupational License

Seguros: liability, seguro dos veículos , seguro da carga, além de outras obrigações como workers compensation, treinamento do motorista e dos funcionários e o cumprimento das exigencias do DOT – Department of Transportation com respeito à jornada de trabalho e expertise no preenchimento de formulários legais necessários para a mudança.

Há duas modalidades de mudanças. O container fechado, que é a mudanca de apenas um cliente lotando um container; e o container consolidado, em que ítens de vários clientes diferentes são enviadas em um mesmo container.

No caso do container consolidado o cuidado deve ser redobrado. O cliente deve a certeza de que cada ítem enviado dentro de um mesmo container terá documentos próprios.

Muitas empresas oferecem preços baixos pois mandam um container com ítens de vários clientes, podendo ser que usem porém com a documentação em nome de um só cliente. Neste caso o risco é enorme, pois  as caixas são fechadas pelos próprios clientes e caso haja algum item ilegal dentro de uma das caixas, como armas, drogas, equipamentos motorizados ou outros objetos, a resposabilidade pode recair sobre o cliente cujo nome está nos documentos.

Neste caso as consequencias e penas são muito severas, pois além de ter que arcar com as despesas do container parado no porto, este cliente tem responsabilidade legal e criminal sobre o conteúdo do container inteiro.

Estas despesas serão de ordem operacional como o pagamento das diárias do container parado no porto e de ordem legal, que o que inicialmente parecia a melhor opção em termos de preço acaba se tornando um grande pesadelo e saindo muito caro.

Segundo Tarcisio Oliveira, gerente geral da Confiança Moving, o mais importante é que antes de escolher qual empresa fará a mudança, o cliente deve considerar não apenas o preço, mas também a qualidade do serviço.

Para isso, sugere ao cliente pedir referências, perguntar se a empresa em questão opera de forma legal, exigir a comprovação dos seguros e certificados obrigatórios para assim determinar a melhor relação custo benefício. “Vale a pena pagar um pouco mais para ter a ceteza de que a carga chegará intacta e de que todo o processo será feito de acordo com as lei e as exigências tanto nos Estados Unidos como no país de destino”.

Portanto, na hora de mudar, tenha a certeza de está fazendo a melhor escolha para não ter problemas futuros, o que pode acabar onerando a sua mudança.

Como as empresas sérias tem custos operacionais e legais grandes, muitas vezes um preço um pouco mais alto significa a certeza de um melhor serviço e a segurança de ter o processo realizado dentro da lei, evitando assim problemas futuros.

Fonte: (Da redação)

Top News