Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/06/2009 as 12:00am

Programa de prevenção ao Câncer Mamário gratuito em Framingham - MA

As mulheres residentes na cidade de Framingham contam com orientação, em português, e realização de exames

 

Por Elizabeth Simoes

 

De acordo com uma pesquisa liderada pela organização sem fins lucrativos, Susan G. Komen for the Cure, cerca de 180 mil mulheres são diagnosticadas com câncer mamário todos os anos. Preocupados com o elevado índice da doença no país, a Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) promove regularmente programas de prevenção e encaminhamento de mulheres para tratamento, sem nenhum custo.

Thais Neiva coordenadora deste programa de saúde da MAPS está orientando, em português, os moradores da cidade de Framingham sobre como realizar o auto-exame. Ela irá atender a comunidade dessa região até o mês de agosto.

No ano passado aproximadamente 400 mulheres receberam instruções para evitar a doença e pelo menos 60 foram encaminhadas para realizar a mamografia, um exame realizado com raios X nas mamas, capaz de diagnosticar anomalias. Sendo esse método, considerado eficiente na descoberta precoce da doença, responsável por favorecer o sucesso do tratamento.

A realização do exame também é gratuita, porém requer o uso do Seguro de Saúde para que ele possa ser agendado. “Caso a interessada não possua cobertura médica, ela poderá usufruir outro serviço oferecido pela MAPS, destinado à orientação do preenchimento do cadastro para obtenção dos cuidados médicos. O ideal é que as pessoas se antecipem e busquem imediatamente o Seguro de Saúde, bem como o acompanhamento com o clínico-geral”, sugeriu Thaís. 

Para mais informações, ligar para Thais Neiva no telefone (508) 872-2652, funcionamento das 9 às 17 horas . Se o atendimento não acontecer prontamente, ela recomenda deixar recado na caixa postal. Contate também o escritório central da MAPS, em Cambridge, telefone (617) 864-7600.  

Comente essa matéria, escreva para elizabeth.journalist@gmail.com

Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)

Top News