Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/06/2009 as 12:00am

Temporal para Miami, mas não paralisa o Festival de Cinema Brasileiro

O 13th Brazilian Film Festival of Miami traz seleção da recente produção áudio-visual brasileira para exibição e comercialização no mercado norte-americano

Por Gilvan De Sergipe


O temporal e as chuvas torrenciais que desabaram sobre o sul da Flórida nos últimos três dias desorganizaram várias atividades nos condados de Miami-Dade, Broward e Palm Beach. Áreas sem energia elétrica, inundações, tráfego paralisado foram alguns dos percalços enfrentados pelos moradores dessas regiões. Mas nada disso foi obstáculo para paralisar o início do 13th Brazilian Film Festival of Miami, programado para iniciar-se sexta-feira, abrangendo as cidades de Miami Beach, Hollywood Beach e Fort Lauderdale.

Segundo o departamento do National Weather Service (NWS - Serviço Nacional de Meteorologia) sediado em Miami, o temporal elevou a 203 mm o nível de águas pluviais em apenas cinco horas, chegando a cobrir os faróis de carros em algumas áreas e atemorizando moradores com quase 100 raios num intervalo de apenas cinco minutos, revelou Barry Baxter, do NWS. O público presente à cerimônia de abertura do Festival, no Colony Theatre, de Miami Beach, não foi o esperado. Mas, para muitos que levaram até três horas dirigindo sob fortes chuvas num percurso que dura apenas 30 minutos - como é a distância entre cidades de Broward a Miami -, a pequena platéia foi uma grande vitória.

O filme "Meu nome não é Johnny", estrelado por Selton Mello e ganhador do troféu Lente de Cristal na categoria 'Melhor Filme' em 2008, foi exibido no sábado ao ar livre no Hollywood Beach Theatre, mesmo debaixo de chuva. Apesar de disponibilizar centenas de assentos para o público, o teatro - projetado à beira da praia para eventos em dias de tempo bom - não dispõe de cobertura, e o jeito foi dividir guarda-chuvas entre amigos e usar bares adjacentes como extensões do teatro, onde se podia bebericar algum drink e assistir ao filme no telão. O público se mostrou fiel e não arredou pé até o final programa. Compareceram ao evento de Hollywood o cônsul-adjunto Paulo Amado, do Consulado Geral do Brasil em Miami, e Manuel Pila, representando a Prefeitura da cidade de Hollywood Beach. Apesar do tempo chuvoso, Viviane Spinelli, uma das fundadoras do Brazilian Film Festival of Miami, estava otimista e garantiu a projeção do filme. "Somos guerreiras no sol e na chuva", disse a diretora.

No final de semana, o cinema Paradiso, de Fort Lauderdale, exibiu os filmes "Chega de Saudade" (de Laís Bodanzky), "Orquestra dos Meninos" (de Paulo Thiago), "Verônica" (de Maurício Farias) e "Os Desafinados", dirigido por Walter Lima Jr.

O grande homenageado desse ano é o cineasta Bruno Barreto, um dos mais respeitados profissionais da produção áudio-visual brasileira e diretor do filme de maior sucesso de bilheteria na história do cinema brasileiro, "Dona Flor e Seus Dois Maridos", com mais de 12 milhões de espectadores. Barreto também será o presidente do Júri oficial de longas e curtas, composto por Carlos Gutiérrez, Genna Terranova, Miguel Govea-Meoz, Grahan Winick, Ivan Parron e Andy Schefter.

Seis dos mais importantes títulos da filmografia de Bruno Barreto estarão sendo exibidos na Miami Beach Cinematheque, do dia 6 ao dia 11, sempre às 20h. São seis filmes extras selecionados pela direção do Festival para serem exibidos como tributos à genialidade do premiado cineasta brasileiro. Outros 26 filmes estarão participando da competição em 16 categorias, entre curtas e longas. Os vencedores receberão os troféus "Lentes de Cristal" em cerimônia de premiação na noite do próximo sábado, 13, no Colony Theatre, de Miami Beach.

Vários atores, atrizes e diretores dos filmes a serem exibidos estarão participando do festival. A presença massiva da comunidade brasileira e dos fãs de cinema darão um carimbo especial ao passaporte desse evento que tem sido considerado a maior premiação da produção áudio-visual brasileira no exterior. Ingressos para os filmes podem ser comprados online através do site www.ticketmaster.com. Informações detalhadas sobre a programação podem ser adquiridas no site da Inffinito Foundation (www.inffinito.com), organizadora do Festival.  

 

Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)

Top News