Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/06/2009 as 12:00am

Cooperativa bancária é solução para melhorar o crédito

Há cerca de um ano e meio, o ativista comunitá¡rio bem conhecido na comunidade, Carlos da Silva, começou a trabalhar como gerente de desenvolvimento de negócios

 

Um dos dilemas encontrados pelo imigrante brasileiro é o de como dar início à criação de seu crédito nos EUA, seja para comprar um carro ou uma casa, ou abrir crédito numa loja de materiais de construção como a Home Depot, etc. A cooperativa, nesse caso, tem uma solução que é bastante interessante: você pode pegar dinheiro emprestado, que será reportado ao Credit Bureau americano e às três instituições de proteção ao crédito no país (Equifax, Experian e Trans-Union), contra seu próprio dinheiro depositado na cooperativa.

            Na prática, funciona assim: você faz um depósito de $560 dólares ou mais e na mesma hora pode retirar 90% do valor como empréstimo. A operação é informada ao Credit Bureau e no decorrer de um período fixo, sendo que a prestação para o seu pagamento pode ser feita até 12 vezes, você já pode financiar seu carro e abrir uma conta em loja. E o melhor de tudo isso é que você faz a transação em seu próprio idioma, com pessoas que entendem suas necessidades financeiras, além de poder abrir a conta com ou sem Social e Itin.

            Quem não possuir esses documentos, pode abrir sua conta com um passaporte válido e carteira de identidade ou título de eleitor, certidão de nascimento e com o comprovante de residência. Todos que falam português se qualificam para serem clientes da cooperativa. E o melhor ainda, sem taxa de manutenção, podendo fazer transações online, como pagar contas e transferência de dinheiro com segurança.

            Outro serviço do CPCU é dedicado aos empresários que tem folha de pagamento e que não queiram mais emitir cheques, os depósitos podem ser feitos eletronicamente e os empregados receberem seus salários diretamente através da Cooperativa. Os empresários também podem requerer uma linha de crédito para saldarem contas diversas.

            O Brazilian Times, sempre preocupado em passar a melhor informação a seus leitores, conversou com o gerente de negócios Carlos da Silva, para clarear algumas questões, que interessam a todos.

           

            BT: Carlos, o que é um credit union?

            CS: Um Credit union é uma instituição bancária sem fins lucrativos que oferece serviços financeiros a um grupo de indivíduos pertencente a uma comunidade dentro de uma área geográfica estipulada pelas autoridades estaduais ou federais.

            BT: Qual é a diferença entre um credit union e um banco?

            CS: Nossos serviços são similares aos prestados por bancos, porém existem várias diferenças quando se referem a juros e taxas por serviço prestado para seus clientes. Bancos são organizações que trabalham com o público em geral e seu maior objetivo é ter lucros. O cliente não tem voz na decisão interna do banco. Algumas pessoas chamadas de acionistas é que controlam toda operação.

            BT: Como começou o CPCU?

            CS: Em 1928, a comunidade Luso-Americana sentiu dificuldades em fazer depósitos e em obter empréstimos nos bancos de Cambridge. Procurando uma solução para as necessidades que a comunidade estava enfrentando. Então, vinte e sete Luso-Americanos, juntaram-se e formaram a Cambridge Portuguese Credit Union (CPCU).  Nossa cooperativa proporcionou a comunidade de expressão um lugar onde podia depositar com confiança as suas poupanças e pedir empréstimos a juros baixos. Seguindo o lema “poupamos juntos para emprestarmos uns aos outros”,  CPCU criou uma excelente reputação na ajuda financeira que vem prestando aos seus sócios, assim como no acesso rápido e fácil a vários serviços bancários. A missão do CPCU é de oferecer vários serviços financeiros às nossas comunidades, nossos vizinhos e amigos que queiram associar-se a esta instituição e coletivamente contribuir para o seu sucesso.

            BT: Como se tornar sócio do CPCU?

            CS: Ao depositar $25 ou mais e assinar um “cartão de assinatura”, ficará automaticamente sócio da CPCU e terá direito a todos os privilégios de sócio. O cliente pode abrir uma conta com ou sem ITIN - Social Security! Eis alguns de nossos serviços e privilégios: Conta de Poupança & Conjunta com cheques grátis, cartão de ATM, refinanciamento da prestação de seu carro, refinanciamento da prestação de sua casa/apartamento, relatório de seu crédito grátis por ano, estabelecimento de crédito com facilidade, empréstimo pessoal para compra de carro ou casa, empréstimo para abrir ou expandir sua empresa e muito mais.

            Portanto, leitor, por que ser cliente de Bancos tradicionais que cobram altas taxas e ainda não falam seu idioma enquanto você pode ir a uma instituição onde você passa a ser um dos donos dela? Uma vez que você se qualifica para afiliar-se ao CPCU Credit Union com um depósito mínimo em sua conta de poupança de $25.00 e com apresentação de documentos emitidos pelos governos de seu país ou dos Estados Unidos e com uma prova de residência, você passa a ser um dos donos do CPCU Credit Union e essencialmente decide coletivamente com os outros membros que taxas de juros manter para o bem do grupo associado.

            Carlos A.F. Da Silva se diz satisfeito em trabalhar com uma equipe que faz o máximo para agradar os clientes e afirma: “Nunca vi um grupo de empregados unidos com grande determinação para ver o cliente feliz, é para mim uma honra fazer parte deste grupo. Espero que novos clientes venham aporveitar a oportunidade de se tornar cleinte de uma instituição sólida e amiga. 99% dos funcionários falam português, nosso Chefe Executivo Rui Domingos mantém sua porta aberta aos funcionários e clientes. É um local agradável para todos", afirma Carlos.

 

            Seu dinheiro estará seguro

            A conta de cada cliente é protegida por um seguro de $250.000,00 – o cliente não perde seu dinheiro mesmo que deixe o país. O cliente que tiver que deixar o país por uma razão ou outra poderá retirar o dinheiro utilizando o cartão ATM. O cliente também poderá emitir uma procuração a amigo ou familiar dando-lhes permissão para retirar o dinheiro.

 

            Refinanciamento e como funciona

Carros – muitos Brasileiros acham que refinanciamento e só para casa própria. Isto não é verdade, você pode refinanciar qualquer objeto que comprou financiado, seja carro, casa, barco, Jet Sky, snow mobile, mobile home, bicicleta ou mesmo um empréstimo pessoal ou empresarial.  "Quando o cliente compra um carro diretamente das concessionárias, ele acaba pagando um absurdo de taxas de juros, este cliente pode nos procurar no CPCU Credit Union e trataremos de baixar sua taxa".

            Carlos cita como exemplo dois clientes recentes que acabaram tendo suas taxas reduzidas mais de 6%. Em um caso o cliente estava pagando juros de 17 ½ depois que veio ao CPCU esta pagando 10%. Em outro caso a pessoa estava pagando 14% e saiu do CPCU com 8%. No mínimo, Carlos incentiva a população Brasileira a iniciar uma relação profissional com o CPCU Credit Union e pouco a pouco os clientes receberão informações que os ajudarão a entender mais sobre as questões financeiras.

 

            Para outras informações, entre em contato com Carlos A.F. Da Silva no (617) 913-9730 ou através do email: cdasilva@cpcu.org.

            Você pode também visitar uma das agências: 493 Somerville Ave – Somerville, MA 02143 – Em frente da Igreja de Santo Antonio e 251 Hampshire Street – Cambridge, MA 02139 – Perto do Hospital de Cambridge

 

Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)

Top News