Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/06/2009 as 12:00am

Brasileiro é destaque de Corpo de Bombeiros de Hyannis ? MA

De trabalhador indocumentado à destaque do Corpo de Bombeiros de Hyannes, o mineiro Odimar Batista é um exemplo de superação e força de vontade entre a nossa comunidade

 

Por Marcelo Zicker


Com uma trajetória marcada por dificuldades , muitas delas comuns aos brasileiros que desembarcam nos EUA, o mineiro Odimar Batista é mais um à orgulhar o nosso país pela força de vontade em correr atrás das suas conquistas pessoais e profissionais em terras estrangeiras.

 

Após um bom tempo trabalhando em setores como construção, restaurante e limpeza, para depois servir à Guarda Costeira dos EUA, Odimar está se formando como bombeiro na cidade de Hyannes - MA. “ Não meço barreiras para os meus objetivos” afirma o mineiro nascido em Coronel Fabriciano. “ É um sonho que realizei após 12 anos esperando por esse momento. Não poderia estar mais feliz” continua Odimar.

 

Caminhar marcado pela superação

 

Por muito tempo em situação migratória irregular, e vivendo na informalidade, desde quando desembarcou no país em 1988, Odimar conseguiu a sua legalização em 1993, servindo, pouco tempo depois, à Guarda Costeira dos EUA. “ Fui assistente de navegação e depois fui pro campo de avarias. Lá tive a oportunidade de atuar treinamentos para controlar incêndios e na resolução de emergências que envolvessem risco à vida, ou seja, funções semelhantes à de um bombeiro” relata ele.

 

Um delicado momento porém, marcou o caminhar pelo sonho. Um acidente enquanto saltava de pará-quedas, deixou-o gravemente ferido. “ Depois que me machuquei, achei que nunca mais teria uma oportunidade de realizar o meu sonho. Os médicos falavam que eu nunca mais poderia atuar com trabalhos que exigissem tanto da minha capacidade física. Mas não dei ouvidos à esses prognósticos e consegui reestabelecer a minha condição” desabafa.

 

Um exemplo para vencer

 

Quando estava com apenas 6 anos, Odimar sofreu um dos grandes baques de sua vida. Seu pai morreu tragicamente ao mergulhar num lago em passeio familiar, foi mergulhar em um trampolim, batendo a cabeça numa pedra e falecendo em seguida. “ Isso me deu ainda mais gana em busca dos meus objetivos. Sempre quis orgulhar o meu pai, onde quer que ele esteja” afirma Odimar, que é bacharel em ciência de saúde e já atuou como paramédico em uma companhia privada., atuando em serviços de assistência médica de emergência.

 

 

Passos para seguirem a carreira de Bombeiro

 

 Para aquele que desejam seguir o mesmo percurso do mineiro, Odimar dá algumas dicas. “ Eu aconselharia que as pessoas que tem esse sonho, comecem pela carreira militar, façam um curso de Técnico de Emergência Médica  numa universidade e procurem o Corpo de Bombeiros de sua cidade. A pessoa deve possuir Green Card ou cidadania e é preciso ter certa experiência com as funções exercidas. A experiência militar conta muitos pontos, e deve-se também comprovar uma boa condição física e mental” explica o brasileiro, que ainda disponibiliza o seu email - odieb_6@yahoo.com – para eventuais dúvidas e conselhos acerca da carreira.


 

Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)

Top News