Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/07/2009 as 12:00am

Porta-voz da RMV esclarece sobre obtenção da Driver's License em MA

Em meio à boatos que afirmavam que a carteira de motorista teria sido liberada para indocumentados em Massachusetts , a porta-voz do Motor Vehicles, Ann Dufresne, desmente e esclarece alguns pontos

O Brazilian Times recebeu, nos últimos dias,  diversos telefonemas em busca de esclarecimentos acerca de como se obter a Driver’s License de Massachusetts e a veracidade de uma série de boatos que surgiram na comunidade brasileira, de que a Motor Vehicles teria liberado a carteira de motorista para indocumentados.


            Para esclarecer os procedimentos e requerimentos para a obtenção da carteira de motorista no estado, o Brazilian Times conversou com a assessora de imprensa da Massachusetts Registry of Motor Vehicles, Ann Dufresne. Em conversa com Ann Dufresne, ficou constatado que as exigências ainda são as mesmas e que não é possivel conseguir a carta de habilitação apenas com o passaporte e algum documento expedido pelo Social Security.  Ann explica que, ao contrário dos boatos que surgiram nos últimos dias, na realidade não foi liberada nenhuma carteira de habilitação para nenhum imigrante desprovido de comprovante de seu status legal neste estado. “Nós exigimos pelo menos um documento do departamento de imigração sobre a legalidade de residência do candidato neste país”, explica salientando que a questão não é valida para todos os vistos.


Veja abaixo alguns pontos levantados pela porta-voz durante uma breve conversa com a redação do jornal Brazilian Times:

 

Carta pode substituir Social

“A pessoa que deseja aplicar e não tem o Social Security Number, pode utilizar uma carta que o Social Security Administration fornece,  justificando a negativa à solicitação do documento. A  ' Denial Notice'  é aceita em substituição ao Social Security Number” esclarece Ann. O documento porém, está sujeito a ser rejeitado caso tenha sido expedido há mais de 30 dias ou tenha algum indício de alteração.


 

Visto válido não representa elegibilidade

“É importante ressaltar que é preciso estar em legalidade no país, com STATUS MIGRATÓRIO válido”  afirma a assessora do RMV. O status não se relaciona com a duração do visto. Exemplo – Uma pessoa que entrou no país com um  visto de estudante válido por 4 anos,  mas antes desse prazo expirar, parou de estudar e, consequentemente, perdeu o seu status legal no país, está em situação irregular junto à imigração e,  portanto,  inapta à aplicar para a carteira de motorista em Massachusetts. 

Segundo o Driver's Manual , dois vistos são inelegíveis para a obtenção da carteira de motorista : Negócios (B1)  e Turista ( B2) por não representarem residência no estado.


 

Requerimentos básicos para adquirir a Massachusetts Driver's License

    Documento que comprove data de nascimento

    Documento que comprove residência em Massachusetts

    Documento contendo assinatura

    Social Security Number Card ou 'Denial Notice' cedida pelo Social Security Administration

    Documento que comprove status migratório válido

    Apresentar o I-94 e passaporte válido


 

* Vistos que permitem ou não permitem tirar a Carteira de Motorista de Massachusetts

 

PERMITEM-  Trabalho, Diplomata, Religioso e Estudante


NÃO – PERMITEM – Turismo, Negócios, e qualquer outro que não comprove residência no país

Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)

Top News