Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/07/2009 as 12:00am

Parada do Orgulho Gay ajuda MAPS a educar comunidade homossexual sobre HIV

Mais de um mês já se passou desde que as principais ruas de Boston foram cobertas de cor, alegria e música, na passagem da Parada do Orgulho Gay, no dia 13 de junho

 

Mais de um mês já se passou desde que as principais ruas de Boston foram cobertas de cor, alegria e música, na passagem da Parada do Orgulho Gay, no dia 13 de junho, quando milhares de pessoas de todas as orientações sexuais celebraram o orgulho, o respeito e direitos iguais para todos. Mas a Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) ainda tem sido contatada por pessoas que receberam cartões de visita dos programas de HIV/Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) da agência durante o evento.

Como em todos os anos, a MAPS levou um caminhão para a Parada, que foi seguido por uma multidão muito animada, formada não apenas por pessoas de língua portuguesa, mas também por latinos, americanos e muitos outros. Além de se divertirem numa bela tarde de sol, eles também aprenderam um pouco mais sobre prevenção a HIV/DST por meio das centenas de preservativos e panfletos sobre os programas de saúde distribuídas pela equipe da MAPS.

“Nós queremos mostrar para a comunidade que nós podemos nos divertir e aproveitar a vida de uma maneira segura,” afirmou Adir Baldelim, Especialista em Prevenção a HIV/DST e Agente de Saúde Mental. “Eles se sentem à vontade para nos procurar porque sabem o quão discretos e comprometidos nós somos em oferecer ajuda e informações precisas.”

A MAPS promove com frequência abordagens com o público, educação, redução de riscos e encaminhamento para testes de HIV/DST, aconselhamento e outros serviços para pessoas em alto risco nas comunidades de língua portuguesa da região, bem como para homens de comunidades hispânicas nas regiões de Framingham e Marlbourough. O programa tem recursos do Departamento de Saúde Pública de Massachusetts.

Há alguns meses, um evento promovido pelo Ambiente Latino, um programa de prevenção da MAPS focado nas comunidades hispânicas, reuniu quase 30 jovens gays ou bissexuais em Framingham. Foi o Churrasco Latino Anual, que celebrou a Semana do Orgulho Gay Latino da Nova Inglaterra, e ainda promoveu sexo com segurança e mensagens de prevenção ao HIV/AIDS por meio de materiais educacionais culturalmente adequados.

“Eles estavam realmente abertos a receber as informações que trouxemos,” afirmou Gabriel Roncancio, Educador de Saúde Masculina para Latinos. “Eles estão em busca de mais conhecimento sobre como se protegerem melhor e ainda ter acesso a exames médicos. Nossa missão e oferecer a eles o que precisam.”

Para informações sobre os programas de Prevenção e Educação, Aconselhamento e Teste, Acompanhamento de Casos e Apoio Psicológico sobre HIV/AIDS, ligue para (617) 787-0557 ou (508) 872-2652.

A MAPS é uma organização privada, sem fins lucrativos, com seis escritórios na região da grande Boston, Framingham e Lowell. A agência oferece serviços sociais e de saúde para as comunidades de língua portuguesa no Leste de Massachusetts desde 1970. Para mais informações, ligue para (617) 864-7600 ou acesse o site www.maps-inc.org.

 

Fonte: (Da redação)

Top News