Publicado em 27/07/2009 as 12:00am

Festa de Gala da MAPS comemora aniversário da instituição

A contagem regressiva já começou para a Gala Anual da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) de 2010, que acaba de ser marcada para o dia 8 de maio do ano que vem

 

A contagem regressiva já começou para a Gala Anual da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) de 2010, que acaba de ser marcada para o dia 8 de maio do ano que vem. Será um evento ainda mais especial, quando a organização sem fins lucrativos comemora 40 anos oferecendo serviços sociais e de saúde para a comunidade de língua portuguesa.

“Para comemorar nosso aniversário de 40 anos no ano que vem, nós estamos simbólicamente trazendo a nossa Gala de volta para casa, em Cambridge, cidade onde está localizado nosso escritório central e onde a MAPS começou, em 1970,” afirmou Paulo Pinto, Diretor Executivo. A Gala Anual da MAPS 2010 será realizada no Marriot Cambridge Hotel, localizado na Kendall Square, em Cambridge.

Assumindo o comando das preparações para a Gala estão a advogada Sarah De Oliveira, integrante da Diretoria da MAPS, e Dulce Almeida, Educadora de Saúde Feminina.

O formato atual da MAPS surgiu em 1993, após a união de outras duas agências, a Somerville Portuguese American League (SPAL) e a Cambridge Organization of Portuguese Americans (COPA), que atenderam as comunidades de língua portuguesa separadamente por mais de duas décadas, antes de juntarem forças para melhor atender e unir a comunidade. Desde então, a agência se expandiu para um total de seis escritórios espalhados pela grande Boston, Lowell e Framingham, atendendo a mais de 8 mil clientes todos os anos, incluindo imigrantes do Brasil, Cabo Verde, Portugal e cinco outros países de língua portuguesa. Entre os programas oferecidos estão Serviços Sociais para Imigrantes, Aulas de Inglês, assistência à cidadania, Prevenção à Violência Doméstica, serviços de HIV/AIDS, programas para jovens, para a terceira idade e muitos outros.

A Gala Anual é a maior fonte de arrecadação de recursos da agência e ajuda a manter os serviços da MAPS. É também uma oportunidade para homenagear pessoas que deram importantes contribuições em benefício das comunidades de língua portuguesa em Massachusetts. As categorias são: Prêmio MAPS Jorge Fidalgo de Serviço Comunitário; Prêmio MAPS Manuel N. Coutinho de Voluntário Excepcional; Prêmio MAPS Mary & Manuel Rogers de Vida de Serviço Comunitário; e Prêmio MAPS Pessoa do Ano.

“Nós queremos que as pessoas indiquem pessoas merecedoras de receber um desses prestigiados prêmios,” disse Pinto.

Os formulários para indicação estão disponíveis na página da Gala de 2010 no site www.maps-inc.org, e também podem ser solicitados pelo telefone (617) 864-7600. As indicações podem ser feitas até o dia 12 de setembro.

Fonte: (Da redação)