Publicado em 6/08/2009 as 12:00am

Novo Cônsul afirma ser necessário consulado em NJ

O novo Cônsul Geral do Brasil em New York, Osmar Chohfi, falou em encontro sobre as dificuldades dos imigrantes brasileiros nos EUA e da importância do consulado para nossa comunidade

Por Vanusa Rocha




O novo Cônsul Geral do Brasil em New York, Osmar Chohfi e a embaixatriz Kátia Chohfi, foram recepcionados, no último dia 23 de junho, no restaurante Casa Nova, em Newark, New Jersey. A Brazilian American United Association-BAUA organizou um coquetel de boas-vindas que contou com a presença de principais membros da comunidade brasileira empresarial, religiosa e imprensa local.

O novo Cônsul demonstrou muita simpatia e prometeu trabalhar para melhorar a qualidade no atendimento aos brasileiros no consulado geral do Brasil, localizado em New York.

Ele falou sobre as dificuldades dos imigrantes brasileiros nos EUA e da importância do consulado para nossa comunidade. Ao final do discurso, ouviu sugestões apresentadas pela comunidade, entre elas, a importância de sediar um consulado na cidade de Newark, NJ.

O embaixador falou sobre a comunidade brasileira da cidade de Newark, cuja população corresponde a um número elevando de pessoas que buscam atendimento diariamente no consulado Geral do Brasil, em New York.

Após ouvir a comunidade, o cônsul também concordou, com a necessidade de sediar um consulado na cidade de Newark e ressaltou, “Um consulado em Newark descongestionaria o consulado de New York”, afirmou o cônsul.

Atualmente, Newark recebe mensalmente o consulado itinerante, mas segundo representantes da comunidade não e suficiente para atender a demanda.

O embaixador Osmar Chohfi assumiu o cargo de cônsul geral do Brasil em NY há cerca de 3 meses. De imediato divulgou que já está trabalhando para melhorar o atendimento. A partir desta semana, as pessoas que buscarem atendimento no Consulado Geral, localizado em Manhattan, New York terão mais conforto enquanto aguardam atendimento, pois estará sendo disponibilizado água, café e balas para crianças.

Atualmente, um dos problemas enfrentados pelo consulado geral de New York, esta sendo o atraso na emissão de passaportes. Segundo o Cônsul Osmar Chohfio, o estoque de cadernetas de passaporte permanece reduzido e não há previsão de normalização nos próximos dias.

Porém a população não esta sendo prejudicada, uma vez que os brasileiros que procuram o Consulado em caráter de emergência recebem, quando aplicável, autorizações de retorno ao Brasil, ou mesmo um novo passaporte, nos casos de viagem a outros países.

A expectativa é que a partir de setembro o serviço seja normalizado.

O consulado informou ainda, que para os cidadãos que solicitam um novo passaporte

com o objetivo de atender a necessidade de possuir documento válido de identidade, o consulado já está emitindo a nova carteira de matrícula consular -CMC.

Dependendo da cidade, município, estado ou instituição privada norte-americana, a CMC pode ser aceita para abertura e movimentação de contas bancárias, transferência de dinheiro para o Brasil, acesso a bibliotecas, escolas, hospitais e outros serviços públicos.

 

Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)