Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/08/2009 as 12:00am

ONG de Massachusetts promove ações de cidadania no Brasil

A IICD ? Institute For International Cooperation and Development atua há 15 anos, arrecadando fundos e utilizando-os em ações sociais em países como o Brasil


Por Marcelo Zicker

 

Reconhecida entidade de apoio social e comunitário à países em desenvolvimento, o IICD – Institute For International Cooperation and Development atua em Massachusetts e envia desde 1987, alguns de seus voluntários, em sua maioria americanos, para atuarem em regiões pobres e carentes do Brasil.

 

As viagens ao país, com tempo médio de 3 meses, permeiam várias etapas de estudo. Pesquisas estabelecendo contrastes entre ricos e pobres nas Américas e ações de conscientização sobre a desigualdade social terminam na mostra desses estudos nos EUA, que objetivam sensibilizar o país sobre a situação de milhões de pessoas que vivem na miséria.

 


Sentimento de unidade social

 

Os projetos, que também beneficiam países da América Latina e África, oferece oportunidade a pessoas de diferentes idades e em diferente estágios de vida a participar dessas ações. “ O IICD tem satisfação em ser aberto a todos sem distinção de condição social, etnia, religião, orientação sexual, gênero, idade ou qualquer outra coisa que comprometa o simples fato de sermos todos seres humanos. Esse é o nosso compromisso” afirma a americana Jennifer Kraft, umas das coordenadoras da instituição.

 

Segundo ela , a organização se pauta por algumas questões na promoção de cidadania a essas regiões pobres do Brasil. “Temos objetivos fundamentados na Declaração Universal do Direitos Humanos  e acreditamos que podemos trazer mudanças no futuro da sociedade global por meio do denvolvimento de pessoas e da influência que podem ter sobre o mundo. Devemos expandir as fronteiras do potencial humano e desenvolver capacidade de crescimento nessas pessoas, que vivem abaixo do nível de pobreza, muitas vezes na completa miséria” alerta Jennifer.

 

 

 

 

Ações com a comunidade brasileira de Boston

 

Recentemente, alguns membros do grupo foram vistos coletando doações em frente à estabelecimentos brasileiros em Somerville – MA. O fato chamou a atenção de alguns brasileiros que estavam no local. Jennifer porém, explica que a ação tem dois papéis muito importantes.  “ Como a organização se situa em uma região próxima à Boston, estamos sempre atuando para sensibilizar cada vez mais pessoas da comunidade brasileira e informá-las de nossas ações no Brasil, em especial na Bahia. Alertamos a comunidade para a importância de se contribuir com a causa, que diz respeito a seus conterrâneos que vivem em condições muito preocupantes” esclarece. “ As ações em frente a padarias e estabelecimentos brasileiros foi muito importante e eficiente no sentido de conscientização. Tivemos apoio de todos os proprietários e de muitas famílias, que contribuiram com doações e elogiaram a iniciativa, que já completa 15 anos de existência” completa a coordenadora.

 

Resultado da iniciativa

 

A organização conseguiu arrecadar mais de $24.000 nas recentes ações em estabelecimentos brasileiros. “ Tivemos uma ótima resposta da comunidade brasileira em ajudar no suporte nas atividades no Brasil. É um dinheiro que vai ser utilizado para ajudar mais de 100 famílias situadas em regiões de extrema pobreza no Brasil, principalmente em Itiúba na Bahia” relata. “ Estamos muito agradecidos aos brasileiros que doaram e que contribuiram com nossas ações, que sempre se pautam pela educação em assuntos como DST’s, saúde, higiene e atividades que encontrem o caminho para a socialização dessas pessoas” afirma Jennifer.

 

Para quem deseja conhecer mais sobre a instituição , pode acessar o site http://www.iicd-volunteer.org. A sede da empresa se situa na 1117 Hancock Road
em Williamstown – Massachusetts. O telefone de contato é (413) 441 5126.

Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)

Top News