Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/08/2009 as 12:00am

MAPS oferece grupo de assistência à terceira idade

Muitos brasileiros não sabem, mas o MAPS (Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers), possui o Centro da Terceira idade

Por Claudia Carmo


Muitos brasileiros não sabem, mas o MAPS (Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers), possui o Centro da Terceira idade, onde pessoas com mais de 60 anos de idade podem aprender e se socializarem através de atividades culturais e informativas.

O programa é coordenado por Julia Evora e existe há mais de 30 anos. Imigrantes de Portugal, Cabo Verde e também brasileiros, que já vivem há muito tempo nos EUA, mudam suas vidas participando do programas de integração.

O objetivo é integrar à comunidade, idosos que vivem isolados em suas casas, sem comunicação, deprimidos e sem perspectiva de vida. As atividades começaram com a comunidade portuguesa, mas está aberto a todos que queiram participar. São poucos brasileiros que frequentam os encontros, que acontecem de segunda à quinta-feira, das 9 às 15 horas, no escritório do MAPS, em Cambridge, Massachusetts. Existem pessoas que ainda não aderiram ao programa por não saber sobre os benefícios que ele pode proporcionar.

O serviço oferece muitas atividades importantes como: Programas de saúde, recreativos e sociais, educativos, exibição de filmes, jogos, passeios e pic-nic nos parques de Boston, artesanato, culinária e também comomorações, tais como aniversários, datas festivas e bailes para a terceira idade.

Todos convivem como família, aprendendo, se comunicando e se divertindo como tem direito. Segundo Paulo Pinto, Diretor executivo do MAPS, "a intenção é quebrar o isolamento dos idosos, que possuem recursos limitados no país, entre eles meios de transporte e falta de informação. “Oferecer um pouco da cultura Portuguesa e Brasileira e cuidar das pessoas que já construiram suas histórias e sao muito importantes em nossas vidas”, fala.

Muitos têm problemas de saúde, depressão, solidão e devido não falar inglês, sentem medo de se comunicar. “Mas existe uma solução para isso”, acrescenta salientando que “aqui podemos ajudá-los a cuidar de suas vidas, como quando precisam ir ao médico, ler ou escrever uma carta, fazer aplicações, receber alojamento, encontrar moradia mais barata, transporte gratuito, entre outros serviços que podemos prestar. Oferecemos alimentação, com um cardápio rico em nutrientes especial para idosos".

Todos estes serviços são realizados, quase gratuitamente, como a entidade sobrevive com o apoio do Governo e também de donativos arrecadados, os membros podem ajudar com $2 dolares ou quanto poder.

Adélia Furtado, 80 anos, foi uma das primeiras a frequentar o programa, há 34 anos, desde quando começou o centro. "A comunicação e a convivência com outras pessoas é muito importante. Aqui, aprendi amar ao próximo como amo a mim mesma", afirma.

A brasileira, Dirce Lesniewski, teve seu primeiro dia participando do encontro e disse estar emocionada e gostando muito das atividades e dos novos amigos.

Para quem estiver interessado em participar do programa do Centro da Terceira Idade, basta entrar em contato com Julia Evora, pelo telefone (617) 864-7600. Ela irá passar todas as informações e também cuidar do meio de transporte até o MAPS.

O escritório do MAPS está no 1046, da Cambridge St, em Cambridge, Massachusetts.

Fonte: (ABTN)

Top News