Publicado em 2/09/2009 as 12:00am

Festival da Independência em Boston abre domingo

Pelo 14º ano consecutivo, o Grupo Mulher Brasileira, com o apoio da MAPS e do Consulado do Brasil, abrem neste domingo, dia 6, o Festival da Independência do Brasil em Boston

 

Pelo 14º ano consecutivo, o Grupo Mulher Brasileira, com o apoio da MAPS e do Consulado do Brasil, abrem neste domingo, dia 6, o Festival da Independência do Brasil em Boston. O primeiro evento do programa, que vai até dia 15,  é o hasteamento da bandeira, às 12 horas, na Prefeitura de Boston, seguindo-se o Festival ao Ar Livre, no Artesani Park, às margens do Rio Charles. “Este ano vai ser muito especial”, disse Junior Catão, coordenador do programa, “porque além da barteria do Afro Brasil e da música ao vivo, estamos trazendo de volta, com apoio das Mudanças Confianças, a Galeria de Arte Móvel”. São nove artistas plásticos, 25 obras de arte e o documentário “Eu te amo meu Brasil”, do cineasta Adriano Carlos.

Além do batuque irresistível de Marcus Santos e Afro Brasil, o parque vai vibrar com  amúsica ao vivo do Receita de Samba, da Capoeira de Mestre Chuvisco, do Receita de Samba, do cantor e compositor de hip hop brasileiro Pixaim e de Jucimara. E mais quase 100 mesas de comida, de informações e de artesanato, passeios de pônei para a criançada, tatuagens e pintura de rosto. Tudo de graças com exceção da comida.

E para quem tem saudade dos quitutos brasileiros nada com tanto gostinho de casa como caldo-de-cana com pastel! Adilon Santunioni vai participar do Festival pela primeira vez realizando um dos desejos mais comentados dos brasileiros: ter caldo-de-cana no parque. “Eu trouxe a máquina do Brasil e quero começar meu negócio no 7 de setembro”. Marcelo Ramos vai vender seus famosos churros recheados com doce-de-leite, que todos os anos provoca filas quilométricas e deixa todo mundo com água na boca. Muitas outras comidas típicas, da baiana ao famoso churrasco do Midwest Grill, vão estar no parque, sjudando a mitigar um pouco a saudade da comidinha caseira brasileira.

A Semana do Brasil em Boston continua no Cine Regent, em Arlington, na terça-feira, 8 de setembro, com  mostra do filme “O Outro lado da rua”, com Fernanda Montenegro e Raul Cortez; show de música popular brasileira na biblioteca de Framingham, na quarta-feira, dia 9, a cargo de Fernando Holz and Soul Brasil Band. Na quinta-feira, dia 10 de setembro, é a vez de Lowell, que pela primeira vez entra na programação, com exibição do filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”, de Carla Camurati, comMarieta Severo e Marco Nanini, no Tabocas Steak House. A outra homenagem do Festival será para Villa Lobos, cujo 50 anos de morte estão sendo lembrados este ano. “Villa Lobos, uma vida de paixão”, de Zelito Viana com Marcos Palmeira e Antonio Fagundes, será mostrado na terça-feira, dia 15 de setembro, no TSAI Auditorium, do David Rockefeller Center da Universidade Harvard.

O Festival da Independência em Boston é organizado pela Comissão “7de Setembro”, com a colaboração do Consulado do Brasil em Boston e da MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speaksers. Mais informações com Junior Catão no telefone 617-787-0557 ramal 15. ou visite o site do Grupo Mulher Brasileira www.verdeamarelo.org para ver mais detalhes.

Fonte: (Da redação)