Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/09/2009 as 12:00am

A Caixa oferece crédito para imigrantes nos EUA

Na sexta-feira (18), a Caixa Econômica Federal, o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE e o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID, celebraram o convênio e lançamento do programa "Remessas de Recursos e Capacitação para Emi

Por Nadejda Marques


Na sexta-feira (18), a Caixa Econômica Federal, o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE e o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID, celebraram o convênio e lançamento do programa “Remessas de Recursos e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil”.

O programa, que foi lançado no Brasil no dia 4 de junho deste ano, se destina, prioritariamente, aos brasileiros residentes na região de Massachusetts e a seus beneficiários na microregião mineira de Governador Valadares.

“Como parte do programa, o SEBRAE oferecerá cursos de sensibilização e orientação financeira assim como programas de capacitação empresarial para 10 mil participantes nas cidades de Somerville, East Boston, Framingham, Allston-Brighton, Lowell, Everett e Marlborough já a partir do dia 19 e 25 de setembro e continuará oferecendo esses serviços nos anos de 2010 e 2011, tanto no Brasil como nos Estados Unidos”, declarou Carlos Antônio Brito, Vice-presidente de Pessoa Jurídica da CAIXA.

O programa, financiado pela parceria entre a CAIXA e o Fundo Multilateral de Investimentos – FUMIN, órgão do BID - também atuará na região de Governador Valadares, Minas Gerais. “A Caixa Econômica Federal e a administração do presidente Lula estão cientes da situação do imigrante brasileiro e vem com esse programa reafirmar o nosso compromisso de promover a inclusão social, a oferta serviços bancários e créditos para todos os brasileiros”, afirmou veemente a presidente da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho.

A CAIXA está desenvolvendo, em seu site, um link para facilitar o acesso aos cursos do SEBRAE e ao material utilizado nas oficinas de educação financeira. Além disso, a CAIXA acaba de lançar o produto crédito imobiliário para imigrantes com o intuito de possibilitar a realização do sonho do brasileiro de adquirir casa própria no Brasil.

Nesse sentido, a CAIXA firmou um convênio com o CITIBANK que disponibilizará mais de 8 mil pontos de atendimento, sendo 50 deles no estado de Massachussetts. Com isso, os brasileiros poderão, de uma forma mais fácil, segura e com custos competitivos, enviar seus recursos para poupança no Brasil além de acessar programas de financiamento para casa própria.

O pronunciamento da presidente da CAIXA foi seguido pela apresentação de Álvaro Lima, cientista político e pesquisador que colaborou na elaboração do programa. “Esse programa visa adaptar os serviços financeiros formais às necessidades dos imigrantes brasileiros e de seus beneficiários no Brasil”, explicou Lima.

Fernando Jimenez Ontiveros, gerente do Fundo Multilateral de Investimento, FUMIN, ressaltou que a experiência deste programa servirá para outras iniciativas em outras partes do mundo assim como para atender comunidades de imigrantes de outros países.

O Embaixador Mário Ernani Saade, Cônsul Geral do Brasil em Boston, bem como José Carlos Miranda, diretor executivo do BID e o Paulo Okamoto, presidente do SEBRAE, todos compondo a mesa diretora da solenidade, saudaram as demais autoridades presentes, os representantes do Governo de Massachussets e da Prefeitura de Boston, as associações de apoio a brasileiros, os representantes comunitários e outros formadores de opinião, lembrando que a criatividade e a experiência do imigrante brasileiro nos Estados Unidos pode contribuir para o desenvolvimento das economias dos dois países.

“Com o apoio, a dedicação e empenho de todos, conseguiremos vencer os grandes desafios à nossa frente”, concluiu o Carlos Antônio Brito.

Fonte: (Da redação)

Top News