Publicado em 7/10/2009 as 12:00am

Projeto educacional será mostrado em conferência

O projeto visa fomentar a importância da língua e da cultura brasileira para pais e alfabetizadores na instrução de suas crianças. Após sucesso em Massachusetts, projeto chega a New York


Por Marcelo Zicker


 

O Movimento Educacionista Brasileiro, projeto idealizado pelo senador Cristovam Buarque e que está conseguindo cada vez mais espaço e adeptos dentro da comunidade brasileira dos EUA, vai ser mostrado na II Conferência Brasileiros No Mundo, que vai ocorrer nos dias 14, 15 e 16 de outubro no Rio de Janeiro. Além disso, a iniciativa  se prepara para adentrar cidade de New York, através do Presidente da Biblioteca Brasileira de NY,  Domício Coutinho.

 

Recentemente, foi aprovado a criação de um Núcleo Educacionista dentro da instituição, que contém um rico acervo da literatura e da cultura brasileira. Durante a solenidade, houve uma apresentação do Movimento, pela Equipe do

Núcleo Educacionista USA, que criou o Núcleo Geral nos Estados Unidos. A

equipe seguiu com apresentações na agência do Banco do

Brasil, BB Money Transfers e no Consulado do Brasil em New York.

 

Segundo a educadora Arlete Falkowki, que faz parte da equipe do projeto nos EUA, a iniciativa tem foco na orientação e conscientização de pais e educadores, da importância da língua e da cultura brasileira. “ Queremos que toda região dos EUA tenha o seu Núcleo Educacionista independente e que crie uma estrutura para que proporcione a facilidade dessas famílias de terem acesso à informação dentro das suas próprias regiões, sem terem a obrigação de se locomoverem para outras localidades” afirma Arlete. “ É importante que os pais foquem o ensino do português para o seus filhos que residem nos EUA, isso segue a premissa do projeto aqui nos EUA” completa.

 

Comitê Pró-Cidadania Unida é parceiro no  Painel de Educação

 

Criado com o apoio e parceria do Comitê Pró-Cidadania Unida, o Painel de Educação pretende fornecer informações de proceder para criar um Núcleo Educacionista em determinada região dos EUA. “ As pessoas que se interessarem em criar um Núcleo podem pedir uma visita do Comitê Pró-Cidadania Unida, com o Painel de Educação e

com a Equipe do Movimento Educacionista, receberão uma orientação e estrutura de

como criar um Núcleo Educacionista de Aprendizagem na sua cidade. Seja através

de um Centro Comunitário, uma Igreja ou uma Organização, ou até mesmo, na sua

casa você receberá todo o acompanhamento educacional, gratuito, presencial, via

vídeo conferência, via e-mail e também com o recurso imenso que está a

disposição de todos que acessam a Rede Social Educacionista, situada no site www.educacionista.ning.com” convida a educadora.

 

Apresentação na II Conferência Brasileiros No Mundo

 

Com o intuito de levar as ações do projeto nos EUA ao conhecimento das autoridades no Brasil, a Equipe do Núcleo Educacionista USA vai veicular um vídeo na II Conferência Brasileiros No Mundo, que vai ocorrer nos dias 14, 15 e 16 de outubro no Rio de Janeiro. “ Queremos levar as prioridades e mostrar a extensão do projeto na nossa comunidade, que tem anseios diferentes da comunidade que reside no Brasil. Estamos esperançosos que o projeto angarie ainda mais incentivo” afirma Arlete, que atenta para a importância do Movimento Educacionista em Brasilia na conquista da oportunidade.

 

Nascimento do programa

 

Idealizado e colocado em prática pelo Senador Cristovam Buarque, o Movimento Educacionista Brasileiro surgiu em decorrência da precária estrutura de Educação no Brasil, com professores mal pagos, pouca infra-estrutura e condições que penalizam o ensino do jovem brasileiro. Ele propõe o debate de propostas e ações independentes para amenizar o impacto da conjuntura desfavorável. Já existem mais de 150 núcleos do projeto no Brasil. “ Tivemos que adaptá-lo para a comunidade imigrante.O foco aqui é conscientizar que nosso filhos, que vivem em território americano, devem valorizar a língua e costumes do seu país de origem” salienta Falkowki. 

 

Além de Arlete Falkowki, a  equipe do Equipe do Núcleo Educacionista USA é formada pela pedagoga Eliana Gallagher, a educadora Junia Arruda e , a psicóloga Regina P. Moura e pela secretária do Comitê Pró- Cidadania Unida, Cláudia Tamsky.

 

Se você gostaria de criar um Núcleo Educacionista de Aprendizagem na sua cidade, por favor registre o seu pedido através da página: www.educacionista.ning.com , ou através dos e-mails: portuguese.classes@hotmail.com (Arlete Falkowki) ou cmtprocidadania@gmail.com (Comitê Pró- Cidadania Unida).

Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)