Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/11/2009 as 12:00am

Consulado de Boston explica reclamações de brasileiros

Com passagens compradas para o Brasil, alguns brasileiros deixaram para a última hora para renovarem seus passaportes. Consulado recomenda que se 'verifique validade de documentos antes de marcar a viagem'

 

Por Marcelo Zicker

Com passagens para o Brasil nas mãos, diversos brasileiros estão enfrentando problemas para renovar o passaporte e até mesmo para conseguir uma carta de liberação emitida pelo Consulado Geral de Boston – MA, que os deixam aptos a embarcarem. A principal reclamação é que há demora no atendimento, que agora é marcado previamente via email do consulado.

É o caso de Carla Fernandes, que vive em Lowell – MA. Há 5 anos residindo nos EUA, e decidida a voltar para o Brasil, ela comprou a passagem  há mais de um ano, para embarcar em dezembro. Com o passaporte vencido , a mineira procurou o consulado há um  mês para resolver o problema. “ Não fui atendida, disseram que eu tinha que marcar pela internet. Eu não sabia que agora temos que agendar por email, estou com medo de não ‘dar tempo’” afirma ela, que gastou 1.000 dólares em passagens para ela e seu marido. “ Antes a gente ia lá e era atendido no mesmo dia, era mais fácil. Eu achei que não ia ter problemas dessa vez. Agora eu marquei pelo email e me falaram que só vão me atender em janeiro” desabafa Carla, que é natural de Goiabeira – MG.

Também enfrentando o mesmo problema está o casal Cíntia  Nunes e Edilson José dos Santos. Ela, que está com o passaporte em dia, está testemunhando o drama de seu marido, que sem documentos suficientes para tirar um novo passaporte e há pouco mais de um mês para embarcarem em definitivo para o Brasil, precisa de uma carta de liberação para fazer a viagem, conhecida como ARB – Autorização de Retorno ao Brasil. “ Compramos as passagens há 6 meses, mas somente no mês passado percebemos que deveríamos resolver esse problema. Agora já mandamos o email de agendamento e até agora não recebemos uma resposta. Não sei mais o que fazer” relata ela, que tem passagem para embarque no dia 28 de dezembro e comprou os tickets em junho desse ano. “ Meu marido não tem condições de tirar um novo passaporte, pois não tem documentos suficientes, ele só precisa de uma carta que permita a ele viajar para o Brasil,  será que é tão difícil assim ?” questiona a mineira de Divinópolis, que reside em Lowell –MA, que trabalha como housecleaner e já marcou data para deixar o emprego. “ Se perdermos a passagem, vamos ficar desempregados. Já coloquei alguém para me substituir no trabalho, e não tem como voltar atrás” revela ela.

Vivendo o mesmo problema de Edílson, o catarinense Josias de Almeida tem passagem marcada para  15 de dezembro, mas o passaporte vencido e a falta de documentos suficientes para renovar o mesmo, pode complicar o retorno. “ Preciso dessa carta para voltar para o Brasil. Eles me falaram que só vão poder me atender em fevereiro, e não tenho como remarcar a passagem, vou perder o dinheiro” conta Josias, que vive há 10 anos nos EUA, e está planejando a volta há meses. “ Estou esperando para voltar há um ano, e vou trabalhar só até o final desse mês” completa.

“ Verifiquem documentos antes de marcarem a passagem” aconselha Cônsul Geral Adjunto de Boston - MA

Em meio há muitas reclamações relatando o mesmo problema, o BT procurou uma resposta do consulado com  relação aos procedimentos que devem ser adotados para a resolução desse tipo de impasse burocrático. Segundo o Cônsul-Geral Adjunto do Consulado Brasileiro em Boston – MA, Ministro Fernando Igreja, as pessoas devem ficar atentas à sua documentação antes de marcarem  uma viagem de volta. “ Esse é o primeiro passo que as pessoas devem tomar antes de comprarem as passagens. Após verificar essa pendência, elas devem ir ao site do Consulado Geral em Boston – MA, http://www.consulatebrazil.org, e seguir os passos para agendar um atendimento na parte de Agendamento. Lembrando que é um agendamento prévio e deve ser feito com antecedência. Recebemos uma média de 200 pedidos de agendamento por mês, é um volume alto e que demanda que a pessoa se programe antecipadamente à data de sua passagem” explica o Ministro.  

Para aqueles que não tem documentos suficientes para retirar um novo passaporte, e precisam da ARB - Autorização de Retorno ao Brasil para poderem embarcar, o Cônsul – Geral Adjunto esclarece que , como qualquer outro documento emitido pelo consulado, ela necessita de uma análise prévia antes de ser concedido. “ A ARB é um documento que só é concedido após a comprovação de que a pessoa não tem condições de retirar um novo passaporte. A prioridade do consulado é sempre verificar e trabalhar primeiramente com o fornecimento do passaporte. Após constatar que não há condições para o mesmo, é concedida a carta. As pessoas devem estar conscientes que são procedimentos importantes e que dependem  muito da antecedência do atendimento, que só é marcado via site do consulado” reintera.

 

COMO REALIZAR O AGENDAMENTO ONLINE

O interessado deverá enviar e-mail ao Consulado para o seguinte endereço eletrônico: passaporte@consulatebrazil.org. No prazo de aproximadamente 3 (três) dias úteis, receberá e-mail de resposta , com a indicação do dia e horário em que deverá apresentar-se no Consulado para o seu atendimento. O e-mail de resposta do Consulado será encaminhado para o mesmo endereço eletrônico de onde partiu a solicitação de agendamento.

COMO PROCEDER:

1) enviar e-mail para passaporte@consulatebrazil.org

Obs: trata-se de endereço eletrônico exclusivo para agendamento. Qualquer consulta no texto do e-mail será ignorada pelo sistema automático de resposta;

2) no campo “subject” do e-mail deverá constar apenas o nome completo do interessado;

3) imprimir o e-mail de resposta, enviado pelo Consulado, e apresentá-lo ao funcionário consular no dia do atendimento, para fins de comprovação do agendamento;

4) preencher o formulário on-line no site https://scedv.serpro.gov.br e imprimir a folha de protocolo (com o código de barras) para apresentação no dia do atendimento, acompanhada de duas fotos 2”x3” e da documentação pertinente.

ATENÇÃO:

a)      não serão atendidas as pessoas que não efetuarem agendamento prévio. O agendamento é individual (deverá ser enviado um e-mail para cada pessoa);

b)      é imprescindível a apresentação do e-mail de resposta do Consulado, bem como da folha de protocolo (com o código de barras).

Recomenda-se consultar, detalhadamente, a página web do Consulado (www.consulatebrazil.org), com vistas a certificar-se dos requisitos e da documentação necessária. Eventuais problemas na documentação poderão impedir a prestação do serviço.

Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)

Top News